Formação Continuada

Sejudh promove capacitação de servidores do Socioeducativo

O ciclo será realizado nos CentrosSocioeducativo de Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis

por GazetaMT

23 de Julho de 2016, 07h00

Sejudh promove capacitação de servidores do Socioeducativo
Sejudh promove capacitação de servidores do Socioeducativo

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promove a partir da segunda-feira (25.07) um Ciclo de Formação Continuada para Profissionais do Sistema Socioeducativo. O objetivo do curso é proporcionar formação continuada aos profissionais de todo o estado que atuam no sistema, contemplando agentes socioeducativos, assistentes administrativos e profissionais de nível superior, conforme preconiza o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). 

A equipe responsável pela atividade destaca que a capacitação ofertará recursos teóricos para uma visão panorâmica do Sinase, a fim de fortalecer a compreensão a respeito da função social que exercem nos Centros de Atendimentos Socioeducativo, perpassando pelas suas principais colunas, que são o Sistema de Garantia de Direitos e o Sinase, o Fluxograma da Medida Socioeducativa, a Gestão e Financiamento do Sinase e as Atribuições e Competências dos Atores do Sinase.

O ciclo será realizado nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis. O trabalho será realizado em parceria com Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), que auxiliará a Gerência de Socioeducação na coordenação e organização do evento.

"Teremos como palestrante oficial Ricardo Peres da Costa, consultor para formação e organização do Sistema Socioeducativo", informa a gerência. O profissional tem experiência como agente socioeducativo e diretor de unidades de internação e internação provisória, é pesquisador sobre o Trabalho do Educador Social de Socioeducação, autor e organizador de artigos e livros na área dos Direitos de Criança e Adolescente e do Sistema Socioeducativo. Costa é doutorando e mestre em Serviço Social e Política Social (UEL), e é professor da Escola Nacional de Socioeducação (ENS).