11 de Maio de 2018 às 15:00

Cansado da novela Mauro Mendes, PDT define Pivetta como candidato

Gazeta MT

O deputado Zeca Viana afirmou na manhã desta sexta-feira (11) que está definido pelo seu grupo político que o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT-MT), é o nome da oposição para disputar o governo em 2018.

"Pivetta é candidatíssimo. Temos total convicção, acabamos de definir. Ele é o candidato da oposição pelo PDT", diz.

Segundo Pivetta, nem mesmo a possibilidade do DEM lançar a candidatura fará o PDT mudar de posição. "Independente do DEM, vindo ou não vindo, o Pivetta é candidato", reforça.

A fala de Zeca Viana praticamente confirma que o ex-prefeito Mauro Mendes (DEM) não será candidato ao Palácio Paiaguás. Mauro é cotado para disputar o poder executivo e, era aguardado pelo PDT, que cogitava lançar Pivetta como vice. Segundo Zeca, o ex-prefeito de Cuiabá vai apoiar Pivetta "pela amizade que têm".  Zeca Viana também afirmou que conversou com líderes do PT e PCdoB, e a aliança deve ter apoio dos partidos.

A decisão vem após jantar do deputado com Pivetta, Mauro e aliados próximos na noite de quinta-feira e reunião à tarde com a frente de 6 partidos (Podemos, PMN, Avante, PRP, PTC, PROS) na sede pedetista. De acordo com Zeca Viana, "o DEM ainda não se definiu se é oposição ou situação".

O próximo passo é o grupo político conversar com o senador Wellington Fagundes (PR) para somar ao movimento opositor ao governador Pedro Taques (PSDB). O deputado pedetista disse que agora cabe às lideranças trabalharem os partidos para compor a chapa majoritária, com as vagas de vice-governador, duas vagas ao Senado e suplentes.

Ele afirmou que há na mobilização de grupos políticos que tem sido feita, 5 nomes ao Senado (senador José Medeiros-Podemos, o ex-vice-governador Carlos Fávaro-PSD, ex-prefeito Adilton Sachetti-PRB, ex-senador e ex-governador Jayme Campos-DEM e a ex-juíza Selma Arruda-PSL).

Zeca Viana afirma ainda a conversa permanente que tem ocorrido entre o pré-candidato Pivetta e o ex-prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PSL), também pré-candidato ao Palácio Paiaguás. Pivetta disse em reunião da frente de partidos médios e pequenos na quinta-feira que tem feito "conversa semanal com Dilceu". Eles foram prefeitos em mesmo mandato (2013-2016).

O deputado acrescenta que há uma equipe de trabalho formada para a elaboração do plano de governo e que Pivetta tem estudado e comparado muito os dados socioeconômicos de Mato Grosso.