FUMAÇA

Queimadas urbanas provocam nuvens e transtorno em Primavera do Leste

Segundo os bombeiros, a fumaça desce junto com a umidade e afeta a população ao anoitecer

por GazetaMT

20 de Setembro de 2017, 14h22

Queimadas urbanas provocam nuvens e transtorno em Primavera do Leste
Queimadas urbanas provocam nuvens e transtorno em Primavera do Leste

Praticamente todos os dias os moradores de Primavera do Leste sofrem com a fumaça que se instala sobre a cidade ao anoitecer. Conforme o Corpo de Bombeiros, isso é resultado das queimadas provocadas por moradores no perímetro urbano e também em regiões que ficam em torno da área urbana, como nas áreas de preservação permanente e em palhas que restam das plantações após a colheita.

O tenente neves revela que o município tem muitos focos de incêndio. "Como à noite as temperaturas diminuem, a fumaça que sobe durante o dia, desce junto com a umidade e se acumula sobre a cidade", explica o militar.

O último fim de semana é exemplo de como a região está tomada por focos de incêndio. O corpo de Bombeiros da cidade precisou se desdobrar para dar conta de combater todas as chamadas em diversos pontos da cidade.

O tenente Neves ressalta que o maior número de queimadas são criminosos. Por isso é necessário que a população fique atenta e denuncie à polícia quando ver alguém ateando fogo em lixos ou terrenos localizados no perímetro urbano, já que essa prática é proibida durante todo o ano. O flagrante pelo cometimento desse crime pode ocasionar multa e detenção.

Ainda conforme orientação do Corpo de Bombeiros, o fogo deve ser evitado para limpeza de terrenos e outras ocasiões que não seja na cozinha, pois ele é incontrolável. "O fogo em céu aberto tem probabilidade maior de mudar de direção por conta do vento e pode colocar em risco a vida das pessoas", alerta.

Além disso, a fumaça é prejudicial à saúde de todos, principalmente nesse período em que a umidade relativa do ar encontra-se, todos os dias, abaixo da média ideal.