GARIMPO ILEGAL

DNPM determina paralisação imediata de exploração de ouro em Aripuanã

Medida foi tomada após reunião entre autoridades e órgãos públicos, na semana passada.

por Cuiabá, MT - Daffiny Delgado

12 de Novembro de 2018, 14h23

DNPM determina paralisação imediata de exploração de ouro em Aripuanã
DNPM determina paralisação imediata de exploração de ouro em Aripuanã

Reprodução

Após uma reunião com órgão e autoridades de Aripuanã, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determinou a paralisação imediata das atividades de exploração de ouro, no garimpo ilegal no município.

Funcionando há quase dois meses, a exploração do minério chegou a atrair mais de 2 mil pessoas para a Fazenda Dardanellos.

De acordo com informações do DNPM, a invasão e a exploração no local foi classificada como uma 'violenta agressão ambiental'.

Além disso, destacou que toda e qualquer atividade de extração mineral no país sem autorização é caraterizada como usurpação do patrimônio mineral da União nos termos das Lei 9.605/98 e 8.176/91.

O garimpo de Aripuanã já foi classificado como “Serra Pelada de MT”. A febre do ouro teve início após diversas imagens e vídeos, sobre a exploração do minério, viralizar nas redes sociais.  

Uma audiência pública foi realizada na última quinta-feira (08), no município, onde participaram representantes da DNPM, representantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Ministério Público, membros da Cooperativa dos Produtores de Diamantes de Juína (Coooprodil), a Cooperativa de Garimpeiros de Aripuanã (COOGAR), garimpeiros e moradores.

Na data, representantes do departamento chegaram a realizar uma vistoria no local do garimpo. Ficou constatado que agora, existem pelo menos 500 pessoas na fazenda.

Fazenda invadida

O dono da aera invadida pelos garimpeiros chegou a registrar um boletim de ocorrência, dando conta da invasão.

A Polícia Federal chegou a realizar uma investigação no garimpo, no dia 01. Um efetivo da Polícia Militar chegou a ser enviado ao local.