Gestão democrática

Educação inicia processo para a eleição de diretores em 50 escolas da rede municipal

Cada escola terá sua própria comissão eleitoral, candidatos devem apresentar projetos administrativos e pedagógicos

por GazetaMT

24 de Outubro de 2014, 17h39

Educação inicia processo para a eleição de diretores em 50 escolas da rede municipal
Educação inicia processo para a eleição de diretores em 50 escolas da rede municipal

Diretores que tiveram problemas em prestação de contas não poderão se candidatar novamenteFoi lançado nesta sexta-feira (24) o processo eleitoral para a eleição dos diretores da rede municipal de educação para a gestão 2015/2016. O evento reuniu diretores, presidentes e secretários dos conselhos escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Das 61 unidades de ensino, 50 participarão do pleito, sendo todas as unidades de educação infantil e as escolas de ensino fundamental, dependendo da quantidade de alunos. A eleição está marcada para 9 de dezembro.

Na oportunidade foram apresentadas as leis do pleito e os membros da comissão eleitoral geral, cada escola formará sua comissão que trabalhará na unidade, esta comissão deverá ser independente da direção e do conselho escolar, visando a lisura do processo. Neste pleito, ainda será permitida a eleição de diretores que estão na segunda gestão, a partir do próximo pleito eles não poderão mais se candidatar.

Podem ser candidatos, docentes efetivos, com mais de um ano de serviço na escola, que não tenham impedimentos na Justiça ou pendências em prestações de contas. Neste ano, os candidatos às vagas irão passar por uma formação específica para o cargo que acontecerá de 03 a 07 de novembro das 18 às 22 horas. Com a entrada dos novos diretores em janeiro de 2015, também haverá alteração dos conselhos escolares.

Para a secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz, o processo eleitoral reforça a proposta de uma escola com gestão democrática e fomenta a participação da comunidade em todas as decisões das unidades, tanto administrativas quanto pedagógicas. "Os índices nacionais apontam que as escolas que efetivamente fazem uma gestão democrática com acompanhamento da comunidade possuem melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Queremos a comunidade atuante ao lado do diretor e presente nos conselhos que hoje acabam sendo formados muitas vezes somente com membros da escola".

Outra orientação da secretária é que a comunidade fique atenta às propostas de campanha apresentadas pelos candidatos. "Desejamos que a comunidade não olhe a pessoa, mas a proposta de melhoria da escola, dos índices da educação e o que ela apresenta para o aluno e a condução do processo de aprendizagem. Desejamos que vença a melhor proposta de aprendizagem para o aluno. Na nossa administração, o foco é o aluno. Trabalhamos para que a rede seja respeitada pela sociedade pelos serviços prestados com uma escola atrativa, que ofereça ensino de qualidade e que valorize os profissionais".

As propostas a serem apresentadas pelos candidatos deverão contemplar planejamento administrativo e pedagógico tendo em vista que atualmente o gestor trabalha com dinheiro público federal e municipal e em conjunto com o coordenador, que é responsável pelo setor pedagógico, determinante no processo de ensino-aprendizagem das unidades.