Gestor Governamental

Em reunião com Taques, servidores apresentam sugestões para melhoria da administração pública

Além de entregar a carta, os servidores também debateram com Pedro Taques alternativas para redução de gastos do estado

por GazetaMT

19 de Setembro de 2018, 07h34

Em reunião com Taques, servidores apresentam sugestões para melhoria da administração pública
Em reunião com Taques, servidores apresentam sugestões para melhoria da administração pública

Dando continuidade à série de reuniões com candidatos ao Governo do Estado, servidores da carreira de Gestor Governamental se reuniram, na semana passada, com o atual governador e candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB). A intenção dos gestores é conhecer as propostas de todos os postulantes ao cargo e apresentar a eles uma carta de sugestões para a melhoria da gestão pública estadual.

A carta inclui oito sugestões, que têm como foco a profissionalização da administração pública, com o objetivo de garantir melhores condições para que a atuação do Estado esteja orientada à entrega de resultados aos cidadãos.

O documento elaborado pelos servidores de Mato Grosso é fruto da discussão coordenada pela Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas com a participação das carreiras estaduais, conforme Carta Aberta dos Gestores Públicos de Carreira em Defesa do Estado para a efetivação da Cidadania.

"Já nos reunimos com o candidato a vice-governador Otaviano Pivetta, que representou o candidato Mauro Mendes, e também vamos nos reunir com os demais candidatos para apresentar as nossas sugestões de melhorias para o estado. Nós estamos abertos ao diálogo e queremos dar a nossa contribuição", ressaltou o presidente da Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), Umbelino Carneiro Neves.

Além de entregar a carta, os servidores também debateram com Pedro Taques alternativas para redução de gastos do estado e melhoria do atual modelo de gestão.

Carta dos servidores

Dentre os itens pontuados pelos servidores da carreira, está o fortalecimento de mecanismos de coordenação e governança entre órgãos e entidades capitaneados pelos gestores governamentais de carreira, de forma a permitir o planejamento e o monitoramento de ações e programas governamentais. A classe reivindica ainda participação nos planos de médio e longo prazo e pede que sejam estabelecidos critérios para nomeações de cargos de confiança.

A carreira

Criada em 2001, a carreira de Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso é composta por 110 profissionais e estruturada em duas áreas de atuação: processos e sistemas de gestão; e gestão de políticas públicas. As principais características da carreira são a transversalidade e a mobilidade, podendo atuar em órgãos e entidades estaduais para o exercício de suas competências legais.