GILMAR MENDES

Bolsa Família é “compra de voto institucionalizada”, diz ministro

por GazetaMT

22 de Outubro de 2016, 12h00

Bolsa Família é “compra de voto institucionalizada”, diz ministro
Bolsa Família é “compra de voto institucionalizada”, diz ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, criticou na manhã desta sexta-feira (21) o programa Bolsa Família como forma de comprar votos e "eternizar" um governo no poder.

"Com o Bolsa Família,  generalizado, querem um modelo de fidelização que pode levar à eternização no poder. A compra de voto agora é institucionalizada [com o programa]", comentou o ministro.

Ele fez um discurso durante o seminário Soluções para Expansão da Infraestrutura no Brasil, promovido pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Acmham) e pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em São Paulo.

Mendes apontou que a Justiça Eleitoral não se preparou para esse tipo de situação, como quando apontou o arquivamento da ação que pedia investigação das contas de Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2014, denúncia que mais tarde foi aceita e investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Apesar dessas "mazelas", como classificou, o ministro apontou que as crises no Brasil foram tratadas dentro do marco institucional.

Por fim, Gilmar Mendes defendeu a realização de uma reforma político-eleitoral. "Estamos vivendo no âmbito político-eleitoral uma realidade de caos, verdadeiro caos. Nós temos que fazer uma reforma político-eleitoral."

 

Com informações Estadão Conteúdo