Golpes e fraudes com CNPJ: não seja a próxima vítima!

por GazetaMT

01 de Maio de 2017, 07h00

Golpes e fraudes com CNPJ: não seja a próxima vítima!
Golpes e fraudes com CNPJ: não seja a próxima vítima!

Golpes financeiros acontecem todos os dias. Esses crimes sempre causam uma série de prejuízos a empresas de grande e pequeno porte, por todo canto do país. Na maior parte das vezes os criminosos fazem falsificação documental e agem como se fossem os verdadeiros proprietários fazendo compras no comércio em geral, ou então roubam as informações cadastrais para vender mercadorias que não existem. Em Mato Grosso, por exemplo, esse crime representa em média 30% dos registros, segundo a Polícia Civil.

Além dessa prática ser ilegal, a mercadoria corre risco de ser apreendida durante o transporte e o contador responsável pode ser multado com um valor altíssimo. Nessas situações, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência e informar a SEFAZ que desconhece essa operação, através da manifestação do destinatário. Mas, para evitar ser vítima desses contraventores, uma alternativa é investir em tecnologia. Existe hoje no Estado um sistema antifraude recém-criado e que garante proteção 24 horas por dia às empresas. Se uma nota fiscal for emitida utilizando o seu CNPJ, em qualquer lugar do Brasil, a empresa recebe um aviso via SMS na mesma hora.

O software, chamado GeminusCare, a cada minuto se conecta a SEFAZ de cada estado, e automaticamente baixa todas as NFs emitidas para o CNPJ da empresa armazenando-as em um local seguro. Além disso, emite relatórios e possui filtros e buscas inteligentes por qualquer conteúdo das notas. É literalmente um cuidado em dobro.

O zelo pelo CNPJ da sua empresa deve ser constante, afinal, somente com esse registro é possível operar legalmente, isto é, fazer contratos, emitir notas fiscais, abrir processos, garantindo a sua legalidade fiscal e jurídica. Sem o CNPJ é como se sua empresa não existisse e a possibilidade que ela seja fechada é muito grande, não é mesmo? Não seja a próxima vítima. Monitore seu CNPJ 24 horas por dia.

Fernanda Almeida é Cientista da Computação formada pela UFMT e Diretora de Operações da EPTUS Corporation, em Cuiabá.