GOVERNADOR RESPONDE

“Estado não deve para hospitais filantrópicos”, diz Taques

Anúncio foi feito após comunicado de fechamento das UTI na capital e em Rondonópolis

por GazetaMT

12 de Janeiro de 2018, 16h22

“Estado não deve para hospitais filantrópicos”, diz Taques
“Estado não deve para hospitais filantrópicos”, diz Taques

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou na manhã desta sexta-feira que o Estado não deve os hospitais filantrópicos. O anúncio foi feito após os hospitais Santa Helena, Hospital Geral e Santa Casa de Cuiabá e Rondonópolis anunciarem a paralisação dos atendimentos para novos pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo - UTI's, a partir da próxima segunda-feira (15).

De acordo com o governador, os repasses foram feitos pelo Estado para o município. "Nós não repassamos para a Santa Casa. O repasse para os filantrópicos é via município de Cuiabá. É fundo a fundo. Nós não estamos devendo os filantrópicos, porque passamos para o município de Cuiabá", se defendeu.

Segundo a Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt), as instituições não irão receber mais pacientes para as UTI's.  O Hospital Santa Casa de Misericórdia está sem receber pelos leitos de retaguarda desde março do ano passado, por isso irá paralisar todos os atendimentos que são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa de Rondonópolis também deverá paralisar seus serviços gradativamente nos próximos dias devido a falta de repasses por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também por contrapartidas da Secretaria Estadual de Saúde (SES).