GREVE GERAL

Movimento nacional terá adesão em Rondonópolis

Em março, a reportagem do GazetaMT registrou a maior manifestação realizada em 2017, com a presença de cerca de 1,5 mil manifestantes

por Robson Morais

26 de Abril de 2017, 13h40

Movimento nacional terá adesão em Rondonópolis
Movimento nacional terá adesão em Rondonópolis

O movimento nacional grevista marcado para a próxima sexta-feira, 28, também deverá tomar as ruas de Rondonópolis. Os protestos contra as reformas propostas pelo atual governo de Michel Temer-PMDB, Trabalhista e da Previdência, estão programados para percorrerem as imediações da Avenida Fernando Correia da Costa (região central) e a tradicional Praça Brasil, a partir das 8h.

Entidades sindicais, partidos políticos de oposição -como o Psol e o PCdoB- e sociedade organizada tem mobilizado adesão ao movimento de paralisação. E não será está o primeiro ato promovido. Em março, a reportagem do GazetaMT registrou a maior manifestação realizada em Rondonópolis neste ano de 2017, com a presença de cerca de 1,5 mil manifestantes. (leia aqui).

Reformas

Pautas bomba do atual governo, ambas as reformas já passaram pelas mãos dos deputados na Câmara Federal. A reforma trabalhista teve o texto aprovado nesta semana pela Comissão Especial, que na noite de ontem, 25, deu início à apreciação do texto do projeto. Com a aprovação do relatório, o projeto deverá ser votado ainda hoje, 26. 

Mais "truncada", a reforma da previdência é ainda o grande desafio do governo Temer. O texto original passou por ajustes dos deputados, por intermédio do relator Arthur Maia (PPS-BA), com direito à exigência de não mais ser retocado pelo presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para se aprovado, Temer precisa juntar à bancada aliada na Câmara o total de 308 votos. Para isso, dispensou os próprios ministros de seu governo licenciados do mandato de deputado.

A votação da Reforma da Previdência tem previsão de ocorrer no início do próximo mês.