GRUPOS DE DISCUSSÃO

Aprosoja e produtores de MT discutem na Argentina realidade do mercado agrícola

Grupo brasileiro está na Argentina desde o dia 20 de abril para o evento que serve como um bate-papo informal e troca de práticas agrícolas

por GazetaMT

23 de Abril de 2015, 08h19

Aprosoja e produtores de MT discutem na Argentina realidade do mercado agrícola
Aprosoja e produtores de MT discutem na Argentina realidade do mercado agrícola

Produtores rurais e supervisores de projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) estão na Argentina desde o dia 20 de abril para participar dos grupos de discussão. Tradicional naquele país, o evento serve como um bate-papo informal onde produtores compartilham práticas agrícolas e a realidade no campo.

A primeira parada do grupo mato-grossense foi feita na cidade de Rosário (297 km de Buenos Aires), com visita ao porto da empresa Cargill. No ano passado, a Aprosoja realizou pela primeira vez em Mato Grosso os grupos de discussões, que são feitos em fazendas em vários municípios. Neste ano, no entanto, os produtores do Estado foram ao país vizinho para compartilhar seus conhecimentos e observar a metodologia de produção, bem como a realidade do mercado vizinho.

"É importante poder ver de perto a realidade dos produtores de um país vizinho e poder compartilhar e obter conhecimento sobre suas ferramentas de gestão rural. E esse clima informal contribui para que todos sintam mais liberdade em compartilhar suas informações", disse o gerente de planejamento da Aprosoja, Cid Sanches.

A primeira parada do grupo mato-grossense foi feita na cidade de Rosário (297 km de Buenos Aires), com visita ao porto da empresa Cargill. No mesmo dia, os brasileiros conheceram ainda Câmara Arbitral de Rosário, onde são feitas as principais transações comerciais de soja e trigo.

Nestes locais, os agricultores e técnicos da Aprosoja puderam conhecer como é feita armazenagem de grãos e a comercialização de grãos na Argentina. A visita será finalizada no dia 24 deste mês.

Em 2016 os grupos de discussões voltam a ser realizados em Mato Grosso. Para o próximo ano, a Aprosoja definiu que os grupos receberão o auxílio de um consultor para cada tema de discussão, que poderão auxiliar na resolução de problemas e compartilhar conhecimento científico com os agricultores.

 

 

Com informações da Assessoria