HORTALIÇAS E FOLHOSAS

Brasília sediará em 2020 reunião internacional de proteção de cultivares

Participarão do encontro especialistas da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais

por Rondonópolis, MT - Sirlei Alves / com assessoria Mapa

28 de Junho de 2019, 06h39

Brasília sediará em 2020 reunião internacional de proteção de cultivares
Brasília sediará em 2020 reunião internacional de proteção de cultivares

Entre os dias 11 e 15 de maio de 2020, especialistas que compõem o Grupo Técnico de Trabalho para Espécies Olerícolas (TWV, sigla em inglês) da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais (UPOV) estarão reunidos em Brasília para o encontro anual que busca debater a harmonização de documentos técnicos e informativos relativos à proteção de cultivares.

A UPOV é uma organização intergovernamental encarregada de administrar entre os países os tratados relativos à proteção de cultivares. O Brasil é membro da organização e executa a proteção de variedades vegetais por meio do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A reunião do TWV neste ano ocorreu em Seul, na Coreia do Sul, e tratou de diversos documentos sobre temas como as técnicas moleculares, denominação de cultivares e sistemas de informação e base de dados. Durante o encontro, os membros também buscaram trocar as experiências sobre os novos tipos e espécies vegetais e o uso de características de resistência a doenças.

"Os encontros proporcionam uma maior harmonização e cooperação de procedimentos entre os membros. É um momento de fazer intercâmbio de informações", ressalta o coordenador do SNPC, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ricardo Zanatta.