28 de Junho de 2019 às 06:39

Brasília sediará em 2020 reunião internacional de proteção de cultivares

Participarão do encontro especialistas da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais

Rondonópolis, MT - Sirlei Alves / com assessoria Mapa

Entre os dias 11 e 15 de maio de 2020, especialistas que compõem o Grupo Técnico de Trabalho para Espécies Olerícolas (TWV, sigla em inglês) da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais (UPOV) estarão reunidos em Brasília para o encontro anual que busca debater a harmonização de documentos técnicos e informativos relativos à proteção de cultivares.

A UPOV é uma organização intergovernamental encarregada de administrar entre os países os tratados relativos à proteção de cultivares. O Brasil é membro da organização e executa a proteção de variedades vegetais por meio do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A reunião do TWV neste ano ocorreu em Seul, na Coreia do Sul, e tratou de diversos documentos sobre temas como as técnicas moleculares, denominação de cultivares e sistemas de informação e base de dados. Durante o encontro, os membros também buscaram trocar as experiências sobre os novos tipos e espécies vegetais e o uso de características de resistência a doenças.

"Os encontros proporcionam uma maior harmonização e cooperação de procedimentos entre os membros. É um momento de fazer intercâmbio de informações", ressalta o coordenador do SNPC, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ricardo Zanatta.