IMPEACHMENT DE DILMA

Líder tucano admite golpe e Taques nega arrependimento: “defenderia mil vezes”

por GazetaMT

20 de Setembro de 2018, 08h21

Líder tucano admite golpe e Taques nega arrependimento: “defenderia mil vezes”
Líder tucano admite golpe e Taques nega arrependimento: “defenderia mil vezes”

O atual governador de Mato Grosso e candidato à reeleição, Pedro Taques -PSDB, rebateu as declarações dadas pelo ex-presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, ao jornal O Estado de São Paulo. O tucano, em tom arrependido, disse em entrevista que o partido errou nos último anos, se aliou ao MDB de Michel Temer e articulou a manobra política que cassou o mandato da presidente Dilma Rousseff -PT em 2016.

Jereissati é e presidente do Instituto Teotônio Vilela, braço teórico do partido. Ao jornal, ele disse que os tucanos cometeram um "conjunto de erros memoráveis" após a eleição de Dilma Rousseff, com reflexos para o próprio PSDB nas eleições deste ano. Considerou um erro ter questionado o resultado das eleições de 2014 e embarcado junto ao governo ilegítimo do atual presidente.

...

Em Tempo: A declaração é bombástica. Vinda de um dos principais líderes tucanos, corrobora a versão de que o processo de impeachment não passou de farsa política. Dilma, com quase nenhum habilidade para a negociata, foi deposta. Nas palavras de Jereissati: "O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT". Atestado gravíssimo.

O PSDB participou da aprovação de pautas bomba no Congresso tão somente para inviabilizar a gestão da presidente petista. Em detrimento do interesse público, ajudou na condução de um golpe.

Anos depois, os escândalos envolvendo Aécio Neves culminaram no desgaste em escala do PSDB.

...

Sobre o que pensa o líder, Pedro Taques garante que nunca se arrependeu de ter defendido o impeachment. "Fui o primeiro governador do Brasil a defender o impeachment da presidente Dilma e se fosse preciso, eu defenderia mil vezes.  A entrevista do senador Tasso Jereissati tem que ser respeitada, mas o PSDB inteiro foi favorável ao impeachment e graças a Deus que isso ocorreu. Quanto à participação no governo, o partido recebe esse nome porque não é inteiro e tem várias posições. Dentro do partido havia aqueles que defendiam a não participação. Sobre o impeachment, desconheço algum partidário que foi contra", declarou Taques.