IMPORTANTE FALTA

Prefeitura se reúne com Rota Oeste para discutir travessia urbana

Sem passarelas de pedestres, projeto surpreende negativamente sociedade e setor de transportes

por EMERSON DOURADO

30 de Março de 2017, 18h27

Prefeitura se reúne com Rota Oeste para discutir travessia urbana
Prefeitura se reúne com Rota Oeste para discutir travessia urbana

Na tarde desta quinta-feira, 30, uma reunião entre prefeitura de Rondonópolis e a empresa concessionária da rodovia 163, a Rota Oeste apresentou para as entidades de classe, representantes do setor de transporte, vereadores e presidentes de bairros, o projeto definido junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) da travessia urbana de Rondonópolis.

A reunião começou com uma rápida explanação de Fábio Abritta, representante da Rota Oeste, que apresentou alguns dados sobre a duplicação no trecho onde a empresa tem concessão e logo em seguida explicou o que será realizado na travessia urbana de Rondonópolis, como passagens de nível e a alteração substancial do trecho conhecido como “Trevão”, um gargalo na entrada da cidade na BR 163. O que os presentes não esperavam ouvir é que segundo Abritta, o projeto não comtemplará nenhuma travessia de pedestres no trecho entre o Trevão e o acesso ao anel viário, causando surpresa e uma certa revolta dos participantes da reunião. “Nós buscamos um alinhamento com a prefeitura e a sociedade no sentido de mostrar como estão funcionando as obras e se há necessidade de novos serviços ou trabalhos, para se fazer este alinhamento também junto à ANTT para atender aos anseios do município”, comentou Abritta.

O prefeito José Carlos do Pátio, diante da não contemplação das passarelas e de outros aparelhos de mobilidade, sugeriu que um documento fosse elaborado junto à sociedade, entidades ligadas ao transporte e meio empresarial, com as demandas e necessidades no trecho da travessia e desta forma encaminhar aos representantes políticos federais da cidade e ANTT. “É um absurdo não estarem no projeto da duplicação da BR 163, os equipamentos para atender o cidadão, como a passarela e a duplicação do Trevão. A responsabilidade disso é da ANTT e a agência não observou a importância das passarelas no trecho", disse o prefeito.

A previsão de início das obras contempladas no projeto, segundo o representante da Rota Oeste é no mês de novembro, mas ainda depende de aprovação do financiamento do BNDES ou investidores da iniciativa privada.