INIMIGOS ÍNTIMOS

Polêmicas criadas por auxiliares prejudicam Zé do Pátio

por GazetaMT

12 de Abril de 2019, 08h28

Polêmicas criadas por auxiliares prejudicam Zé do Pátio
Polêmicas criadas por auxiliares prejudicam Zé do Pátio

Num espaço de poucos dias o prefeito José Carlos do Pátio vivenciou dois desgastes inesperados (e talvez indevidos) em sua imagem pública. Viu sua administração manchada pelas suspeitas de racismo e de assediar moralmente trabalhadores simples, que vivem de cavar e fechar buracos nas ruas de Rondonópolis.

Nos dois casos as situações foram criadas por auxiliares próximos. Primeiro veio a cartilha da campanha 'Cidade Limpa', denunciada pela Unegro como vetor de racismo e só recolhida após dias uma polêmica desnecessária. Agora a presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Nívea Calzolari, decidiu afastar um trabalhador que reclamou publicamente da falta de planejamento da empresa.  O Sindicato dos Servidores assumiu a defesa do trabalhador, carimbando a administração da Companhia como perseguidora.

Os dois casos respingaram diretamente no prefeito, com danos que extrapolam as fronteiras do município. E é uma pena. É que, independente de outras críticas que se possa fazer ao prefeito José Carlos do Pátio, não há como negar seu respeito aos trabalhadores e às chamadas minorias. Ele certamente é o prefeito que mais nomeou negros e mulheres para cargos do primeiro escalão na história de Rondonópolis e sempre abraçou bandeiras visando a inclusão e o combate aos preconceitos.

Talvez esteja na hora do prefeito reunir seus auxiliares, explicar a relevância de sua imagem pública e exigir de todos um comportamento compatível com sua história. É como diziam os romanos, o bom político precisa Ser e Parecer correto.