inovação

Novas tecnologias para agricultura e pecuária são destaques do Showtec 2016

Considerada uma das principais feiras de difusão de tecnologias agropecuárias do País, o Showtec 2016 acontece em janeiro do próximo ano

por GazetaMT

23 de Novembro de 2015, 08h49

Novas tecnologias para agricultura e pecuária são destaques do Showtec 2016
Novas tecnologias para agricultura e pecuária são destaques do Showtec 2016

Considerada uma das principais feiras de difusão de tecnologias agropecuárias do País, o Showtec 2016 acontece de 20 a 22 de janeiro do próximo ano, em Maracaju, na sede da Fundação MS

Na manhã desta terça-feira (17), houve o lançamento do evento e apresentação dos principais destaques da futura edição, que traz o tema "Tecnologia é o nosso negócio". Por meio dos cerca de 130 expositores, o evento espera aproximar o público das novidades tecnológicas existentes no mercado, visando maior produtividade, com foco na sustentabilidade.

De acordo com o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, a contribuição do agronegócio para a economia brasileira é feita graças a evolução do setor, por meio das constantes pesquisas realizadas. "Vamos demonstrar isso durante a feira. Nossa missão é transferir conhecimento, por de parceiras com diversas instituições de pesquisa, desenvolvendo novas opções, para que o produtor leve ao campo aquilo que serve para determinada situação, de acordo com as condições de solo, clima e em respeito ao meio ambiente", observa.

O presidente da FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, ressalta a parceria entre as duas instituições. "Representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação MS, para que o produtor tenha a disposição novas tecnologias e que isso seja inserido no processo produtivo, auxiliando no aumento da produtividade", avalia, destacando, ainda, a importância do conhecimento como processo de transformação.

Já o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, aponta que, mesmo em meio a situação de crise econômica no Brasil, o setor produtivo tem se mantido estável. Entre os motivos, estão as parcerias construídas com órgãos de pesquisas. "Em 2015, tivemos quedas em todos os setores. No entanto, observamos a expansão do agro em termos de área plantada, produtividade e inclusão de novas ferramentas. Isso tem dado suporte para que este segmento seja, hoje, o sustentáculo da economia brasileira", avalia.

Destaques - Discussões importantes serão realizadas, sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária. Temas diversos voltados para a agricultura também serão abordados por meio de palestras sobre: variedades de soja e milho, consórcio e cultivo de soja em plantio direto, conservação e manejo de solos.

 

O lançamento da tecnologia Cultivance, gerada pela Embrapa em parceria com a Basf, será um dos destaques. O sistema combina cultivares de soja geneticamente modificadas, competitivas e adaptadas a regiões diferentes, possibilitando o auxilio no manejo de plantas daninhas de difícil controle. Conforme a Embrapa Soja, trata-se de uma nova ferramenta para auxiliar os agricultores a obter rentabilidade maior em sua atividade agrícola, de forma sustentável.

 Outro assunto de relevância será a demonstração de tecnologias do Programa Mais inovação por meio de uma unidade demonstrativa montada pela Fundação MS e SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Ocorrerá, ainda, o evento Mais Florestas, com foco na produção de Biomassa, por meio de palestras sobre: Inovações tecnológicas no aproveitamento de resíduos como Biomassa, Silvicultura e Agrossilvicultura, além das apresentações de máquinas usadas na produção de cavaco de madeira de eucalipto e o trato cultural no combate às formigas cortadeiras.

Em evidência na edição passada, o Projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades rurais, também terá espaço no Showtec 2016, visando estimular a agricultura orgânica. O programa, apoiado pelo Sebrae, será exposto durante os três dias da feira.

Entre os destaques, também estão o Seminário dedicado ao setor sucro-energético, coordenado pela Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), e o lançamento da pós-graduação em Integração Lavoura Pecuária Floresta, parceria da Fundação MS com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais apoiadores o Sistema FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi Celeiro - Maracaju e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).