INOVAÇÃO

Projeto mato-grossense é vencedor de concurso da Enap

Etapa final aconteceu na última terça (15), em Brasília

por GazetaMT

19 de Agosto de 2017, 13h00

Projeto mato-grossense é vencedor de concurso da Enap
Projeto mato-grossense é vencedor de concurso da Enap

Projeto de Talonário Eletrônico, elaborado e implantado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), é vencedor do 21º Concurso de Inovação, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria Inovação em Processos Organizacionais Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital. A etapa final aconteceu nesta terça (15), em Brasília. O concurso é promovido anualmente, desde 1996, e registrou 171 inscrições neste ano.

Os coordenadores do projeto Talonário Eletrônico foram a gerente de Unidade Empresarial da MTI, Janine Ulrich, e o assessor executivo da MTI, Sandro Brandão, que representou a MTI na apresentação e defesa do projeto na fase final.

Para o presidente da MTI, Paulo Borges, a Empresa de Tecnologia da Informação busca sempre fazer com que a tecnologia possa levar uma alternativa de melhorias para o serviço público e para população. "Essa premiação é reflexo das grandes realizações conquistadas pela MTI. Parabéns a todos os envolvidos", disse Borges.

O objetivo do projeto é assegurar o acesso rápido e consolidado dos dados de condutores e veículos do Detran para o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; proporcionar mobilidade de acesso e equipamentos necessários para realização dos serviços de autuação de trânsito; simplificar o processo de gestão de trânsito gerando economia, eficiência, segurança e controle para o governo. E ainda possibilitar ao Governo de MT avançar tecnologicamente na disponibilização de serviços através de dispositivos móveis.

"É com muita felicidade que represento nosso Estado Mato Grosso e a MTI, fomos pioneiros neste tipo de solução. É um produto com implementações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o usuário entre outras características funcionais. O projeto ganhou muitos elogios pelos indicadores que atingiu dentro do Estado. Concorremos com outras 10 iniciativas, e conseguimos a vitória. Estou honrado, pois concorremos com projetos de extrema importância e relevância no cenário Nacional", concluiu Sandro Brandão.

Os prêmios serão entregues na solenidade de premiação, prevista para outubro.

Talonário Eletrônico

Segundo a gerente, Janine Ulrich, o projeto foi criado em 2013, e de acordo com uma avaliação realizada em 2016, 100 dispositivos foram disponibilizados para o projeto piloto, e o sucesso foi tanto que, em agosto/2016, foram adquiridos mais 200 aparelhos, para expansão de uso do projeto para os policiais no interior do Estado e demais Batalhões da PM na Capital. Em setembro/2016 foram adquiridos mais 75 dispositivos para atendimento ao projeto de Vistoria de Veículos do DETRAN e também para o Batalhão de Trânsito da PM.

O concurso

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.