Inovação

Rondonópolis adota aplicativo que permite registro de reclamações por celulares e computadores

O Colab pode ser baixado gratuitamente para celulares e tablets; no computador basta acessar o aplicativo usando a senha do Facebook

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19 de Abril de 2014, 18h42

Rondonópolis adota aplicativo que permite registro de reclamações por celulares e computadores
Rondonópolis adota aplicativo que permite registro de reclamações por celulares e computadores

Sistema é simples e permite também registro de fotos, vídeos e áudioAproximar o Poder Público da população, dar condições ao cidadão de participar da Administração Municipal, apontar os problemas de infraestrutura que afetam a vida da comunidade e obter resposta em tempo real. Esta é a meta do gestor do Gabinete de Comunicação Social de Rondonópolis, Lucas Perrone, que confirmou a implantação do Aplicativo Urbano Colab como ferramenta para acolher as reivindicações da população e garantir agilidade na solução das demandas.

O Colab é considerado o melhor aplicativo urbano do mundo e permite que o cidadão registre a qualquer hora reclamações ou sugestões para as autoridades públicas - inclusive enviando imagens e a localização exata do problema que se deseja resolver. O aplicativo já é utilizado com sucesso em vários países e no Brasil a experiência mais conhecida está na cidade de Curitiba (PR).

"Rondonópolis deve ser uma das próximas a contar com o serviço", anuncia. O gestor explica que o sistema local está sob a responsabilidade de uma empresa especializada de Recife, capital pernambucana. A expectativa é iniciar o funcionamento na terça-feira (22), data em que se comemora o descobrimento do Brasil.

Lucas Perrone explica que o aplicativo pode ser baixado pelas pessoas que possuem celulares ou tablets com sistemas operacionais Android e IOS. Também é possível acessar o aplicativo através de computadores e notebooks utilizando a mesma senha do Facebook. A partir daí, o cidadão pode repassar qualquer informação à administração local, como a existência de buracos nas ruas e outras situações que afetem a vida dos moradores.

Em Rondonópolis a equipe responsável pelo atendimento vai responder com o protocolo da reclamação e o agendamento com prazo para resolver a questão. As informações serão remetidas diretamente ao cidadão que fez a reclamação e todos que compartilham o aplicativo poderão acompanhar a solução do problema.

"Nossa ideia é que o número máximo de pessoas tenha acesso e colaborem com a gestão pública, nos informando as situações que precisam ser resolvidas com providências imediatas", acrescenta.