INOVAÇÃO

Servidores do Ciosp passam por capacitação para auxiliar no atendimento às demandas LGBT

Cerca de 100 servidores entre efetivos e contratados serão capacitados

por GazetaMT

25 de Junho de 2017, 07h00

Servidores do Ciosp passam por capacitação para auxiliar no atendimento às demandas LGBT
Servidores do Ciosp passam por capacitação para auxiliar no atendimento às demandas LGBT

Em uma ação inovadora, o Grupo de Enfrentamento e Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) capacitou os servidores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para o atendimento às ocorrências relacionadas à população LGBT. A capacitação foi encerrada nesta sexta-feira (23.06).

De acordo com o secretário do GECCH, major PM Ricardo Bueno, a iniciativa chamou a atenção principalmente para a identificação dos casos no atendimento das ocorrências.

"A nossa intenção é sensibilizar e humanizar o atendimento, para isso é preciso desassociar o preconceito de um registro de crime real. É importante que os servidores estejam instruídos e possam garantir a cidadania de todos e repassar ao denunciante o que se enquadra como denuncia e o que não é", explicou Bueno.

Ainda segundo o major, "É preciso manter a coerência no atendimento à população LGBT e heterossexual, para garantir a legalidade e explicar que crimes de homofobia são ações discriminatórias sofridas em virtude de orientação sexual ou identidade de gênero. A proposta de capacitação percebe a vulnerabilidade social da população LGBT e orienta a toda a população para que as denúncias sejam registradas corretamente.

Entre as temáticas abordadas estão também os meios de registro de identificação da orientação sexual, identidade de gênero e crimes relacionados à homofobia.  

"Muitas das demandas que chegam ao atendimento são relacionadas a demonstrações públicas de afeto, o que não é crime. Ainda que isso cause algum desconforto a quem vê é preciso que haja essa orientação do que é ato criminoso e o que não se enquadra como denúncia. Por se tratar de uma temática bastante sensível, é preciso que os profissionais da Sesp estejam orientados para explicar isso ao cidadão que liga para denunciar", acrescentou Bueno.

Para dar continuidade ao planejamento de instruções, o próximo ciclo de capacitação já está agendado para a primeira semana do mês de julho. Ao todo, cerca de 100 servidores entre efetivos e contratados serão capacitados.