INTERNADO EM SP

Médicos colocam sonda nasogástrica em Bolsonaro

por G1

11 de Setembro de 2019, 08h55

Médicos colocam sonda nasogástrica em Bolsonaro
Médicos colocam sonda nasogástrica em Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido a passagem de sonda nasogástrica e introdução de nutrição endovenosa, afirmou na manhã desta quarta-feira (11) boletim médico do Hospital Vila Nova Star.

Bolsonaro está internado no centro médico desde domingo (8), quando foi submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia.

Ainda segundo os médicos, "a reintroduc?a?o da alimentac?a?o por via oral sera? avaliada diariamente e ocorrera? no momento oportuno".

Veja o boletim médico:

O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, encontra-se no terceiro dia de pós-operatório, permanece sem dor, afebril e sem disfunções orgânicas. Evoluiu há 12 horas com lentificação dos movimentos intestinais e distensão abdominal, sendo submetido a passagem de sonda nasogástrica e introdução de nutrição parenteral (endovenosa). Os exames laboratoriais encontram-se estáveis. A reintroduc?a?o da alimentac?a?o por via oral sera? avaliada diariamente e ocorrera? no momento oportuno. Segue com medidas de prevenção de trombose venosa profunda e realizando fisioterapia motora. Por ordem me?dica, o paciente segue com visitas restritas.

Direção médica responsável:

Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe

Dr. Leandro Echenique – Clínico e Cardiologista

Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star

Dr. Ricardo Peixoto Camarinha – Médico da Presidência da República

Na manhã de terça-feira, Macedo disse a jornalistas que orientou Bolsonaro a falar pouco e que ele deve ficar internado pelo menos até domingo.

Quatro cirurgias

Bolsonaro já realizou quatro cirurgias desde que levou uma facada em Juiz de Fora durante a campanha eleitora.

A primeira cirurgia após a facada aconteceu no mesmo dia do atentado, em um hospital de Juiz de Fora. Cinco cirurgiões e dois anestesistas participaram da intervenção. Durante o procedimento, Bolsonaro precisou receber quatro bolsas de sangue, e teve implantada uma bolsa de colostomia.

Dias depois, em São Paulo, Bolsonaro passou por uma segunda cirurgia, onde os médicos reabriram o corte da primeira cirurgia e encontraram a obstrução em uma alça do intestino delgado, que fica na parte esquerda do abdômen.

Em janeiro de 2019, o presidente voltou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, para fazer a retirada da bolsa de colostomia e o ligamento do intestino.

No último domingo, Bolsonaro fez a quarta cirurgia para correção da hérnia que se formou na região da cicatriz, no abdome.