INTERNET PARA TODOS

Fávaro visitará mais 12 municípios para garantir implantação do programa

Programa tem como meta inicial atender aos municípios que não têm acesso à internet ou contam com prestação de serviço ineficaz

por GazetaMT

20 de Fevereiro de 2018, 14h56

Fávaro visitará mais 12 municípios para garantir implantação do programa
Fávaro visitará mais 12 municípios para garantir implantação do programa

Dando continuidade na divulgação de como se dará a inclusão dos municípios ao programa do governo federal 'Internet para, o vice-governador Carlos Fávaro percorrerá, nesta semana, mais 12 municípios localizados na região do Alto Teles Pires e do Portal da Amazônia. A agenda tem início nesta quarta-feira (21.02) no município de Nova Monte Verde e finaliza no sábado (24), no distrito de União do Norte. O programa tem como meta inicial atender aos municípios que não têm acesso à internet ou contam com prestação de serviço ineficaz. 

Na primeira rodada de visitas aos municípios, no início deste mês, Fávaro visitou oito municípios- Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Carmem, Sinop, Cláudia e União do Sul. O vice-governador destaca que Mato Grosso será o primeiro estado da região Centro-Oeste a receber o programa de inclusão digital, o que deve ocorrer a partir do mês de março. Ele explica, ainda, que a Vice-governadoria deu início ao processo e cadastrou os municípios junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

"A nossa primeira rodada de visitas, foi um sucesso.Inclusive, os prefeitosjá estão aderindo ao programa. A nossa ida para o interior é para explicar e esclarecer dúvidas sobre como se dará a inclusão ao programa", comenta Fávaro, explicando que para participar, os municípios deverão firmar um termo de adesão com o MCTIC, no qual indicarão as localidades para atendimento. Após a adesão, as Prefeituras deverão também disponibilizar uma área para que a antena, cedida pelo governo federal, possa ser instala e providenciar a segurança do local.

 Já o cidadão, pagará uma taxa bastante reduzida comparada aos valores praticados no mercado, pois, a empresa que atender as localidades contará com garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.O programa, que disponibilizará conexão em banda larga, foi lançado em Cuiabá pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em dezembro de 2017.

Nesta semana, o vice-governador percorrerá, ao todo, 12 municípios e um distrito da região Alto do Teles Pires ao Portal da Amazônia. Nesta quarta-feira (21.02), as visitas iniciampelos municípios de Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta e Alta Floresta. Já na quinta-feira (22), a comitiva visitará as cidades de Carlinda, Nova Canaã, Colíder e Terra Nova do Norte. Na sexta-feira (23),será a vez dos municípios de Nova Guarita, Peixoto, Matupá e Guarantã. No sábado (24), a comitiva encerra as agendas no distrito de União do Norte.

Satélite

Como parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet em banda larga no país, a Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do 'Internet para Todos'.Lançado em maio de 2017, o SGDC tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro, sendo o primeiro do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa e contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.