INVASÃO

Site da Prefeitura de Cuiabá e UFMT são alvos de hackers no fim de semana

Somente hoje, técnicos conseguiram normalizar os endereços eletrônicos. Segundo notas, não houve dano grave aos sistemas

por Robson Morais

07 de Maio de 2018, 08h39

Site da Prefeitura de Cuiabá e UFMT são alvos de hackers no fim de semana
Site da Prefeitura de Cuiabá e UFMT são alvos de hackers no fim de semana

Hackers do grupo intitulado "Ghost Defacers" invadiram, neste final de semana, os sites oficiais da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso. As páginas foram dominadas por mensagens escritas e postadas pelos invasores.  Somente hoje, técnicos conseguiram normalizar os endereços eletrônicos.

O grupo tem atuação nacional e não há informações quanto ao rastreamento da origem da invasão. As mensagens postadas nas páginas oficiais falam de combate à corrupção. Na página da UFMT, o autor do posto de intitula Dark Ron.

As postagens são acompanhadas, como de praxe, pela máscara símbolo de protestos pelo mundo. A peça saiu da história de luta contra o totalitarismo e o parlamento inglês escrita por Alan Moore para se tornar ícone pop após a exibição no filme "V de Vingança".

De acordo com nota emitida pela reitoria da Universidade, a invasão não comprometeu os sistemas internos nem os dados do portal da instituição, conforma constatado pela Secretaria de Tecnologia do campus. A página da Prefeitura da capital também não sofreu dano grave. O Poder Executivo informou que "o setor de tecnologia da informação, juntamente com a empresa Trinix, estão trabalhando para solucionar o problema".