IPTU

Pátio rebate ataques da Câmara: “Quero fazer justiça social”

Vereadores firmaram em Cartório compromisso de não aprovar novo modelo de cobrança proposto pelo Poder Executivo

por Robson Morais

30 de Junho de 2018, 08h00

Pátio rebate ataques da Câmara: “Quero fazer justiça social”
Pátio rebate ataques da Câmara: “Quero fazer justiça social”

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio -SD, rebateu o duro golpe sofrido na última semana, quando parte da Câmara foi contrária ao novo modelo de cobrança de IPATU proposto pelo Poder Executivo municipal e encaminhado ao Legislativo na última semana. Um documento chegou a ser protocolado em cartório pelos vereadores, atestando o compromisso de não aumento do imposto.

Ocorre que, na versão da Prefeitura, não se trata de aumento, mas, sim, de justiça social. E este foi o tom dado por Pátio em sua reposta. "Será que é justo pessoas que moram em condomínios aqui na cidade, de bom padrão, que ganham bem, viverem sem pagar imposto enquanto moradores de outros bairros continuam pagando?", questionou o prefeito.  "Tem gente rica que não paga e enquanto isso a dona Maria, que mora no Jardim das Flores, tem que pagar o IPTU", continuou Pátio. "Eu fico triste com estes vereadores. Fico triste com a Câmara. O que eu quero é justiça social e tributária".

O novo modelo de cobrança apresentado pelo prefeito à Câmara prevê uma nova planta de criação do IPTU em diversos loteamentos e bairros. Parte contrária da Casa de Leis afirma que, com a aprovação, muitas destas localidades passarão a pagar até quatro vezes mais em relação ao valor pago atualmente. Os vereadores também questionam o argumento de justiça social, levando em conta edificações em áreas menos favorecidas, não regularizadas na Prefeitura e reconhecidas nos autos apenas como terreno, situação que só seria devidamente solucionada com a atualização do cadastro imobiliário do município.

Para conseguir aprovar o projeto do IPTU, o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) precisa de 14 votos. 

Termo de compromisso firmado entre os vareadores. Foto: Roberto Nunes /A Tribuna