irregular

Procurador chama de demagogos vereadores que querem evitar demissão de Agentes de Saúde

Segundo ele, o Executivo não tem a opção de não encerrar os contratos das profissionais

por

08 de Setembro de 2014, 15h46

Procurador chama de demagogos vereadores que querem evitar demissão de Agentes de Saúde
Procurador chama de demagogos vereadores que querem evitar demissão de Agentes de Saúde

O Procurador Geral do município, Fabrício Correia, reagiu ao que classificou como 'demagogia' de alguns vereadores, que tem defendido que a prefeitura não cumpra com o que determina a Nota Técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e não demita as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes Comunitárias de Endemias (ACE). Segundo ele, o Executivo não tem a opção de não encerrar os contratos das profissionais e afirmou que a prefeitura corre o risco de perder recursos federais para a área da saúde.

"O TCE na verdade apenas interpretou a Lei, que diz que só podem ser mantidas as profissionais que passaram por um seletivo público nos moldes de concurso público e que não poderia ter sido feito pela própria prefeitura. No nosso caso, nem as vagas tinham sido criadas por lei", apontou.

'É demagogia o que estão fazendo. Os próprios agentes de saúde já estão cientes disso (demissões)' . Afirmou o procurador Fabrício Correa - Foto - Luan Dourado/GazetaMTFabrício Correia se referiu aos vereadores, mais especificamente a Adonias Fernandes (PMDB), que dos microfones da Câmara desafiou o Executivo a realizar as demissões e afirmou que os cargos teriam sido criados.

Ainda segundo o procurador, a Nota Técnica Resolução do TCE, emitida em 17 de setembro de 2013, recomenda que todos os municípios do estado se adequem ao que determina a lei federal número 11350/2006 e à Emenda Constitucional 05, que passaram a valer em 2006 e que regulam a contratação dos ACE e ACS. Pelo documento do órgão fiscalizador, as prefeituras teriam um ano a partir da publicação do documento para realizarem as adequações necessárias.

Como a maioria das ACS e ACE foram contratados justamente depois de 2006, já na vigência da lei federal, sem que fossem criadas as vagas por meio de Lei municipal e sem a realização de Processos Seletivos Públicos, elas terão seus contratos rescindidos até 18 de setembro. e loucos para fazerem logo o seletivo e trabalharem mais tranquilas. Nós já nos reunimos por diversas vezes com a categoria, inclusive com a presença da presidente do sindicato da categoria, Marina Lara, e elas pedem que estudemos uma forma de protelar as demissões, mas não há mais prazo para isso. A prefeitura não tem a opção de não desligá-las, se não perde recursos do Ministério da Saúde e comprometermos os demais convênios", esclareceu.

Ainda segundo o procurador, o Executivo deve enviar para a Câmara nessa terça-feira, 09, o projeto de Lei que cria os cargos de ACS e ACE na estrutura organizacional da prefeitura. "Esse é o primeiro passo para regularizar a situação dessas profissionais e assim que tivermos ele aprovado e regulamentado, nós vamos procurar imediatamente selecionar uma instituição de confiança para fazer o seletivo público", concluiu.

Ao todo, a medida atinge 176 ACS e 106 ACE, que devem perder seus empregos.