irregular

TCE sugere rigor na fiscalização para evitar acúmulo ilegal de cargos

Ação é voltada a Prefeitura de Várzea Grande e da Seduc e procedimentos de controle interno devem ser aprimorados

por GazetaMT

30 de Setembro de 2016, 15h36

TCE sugere rigor na fiscalização para evitar acúmulo ilegal de cargos
TCE sugere rigor na fiscalização para evitar acúmulo ilegal de cargos

O Tribunal de Contas apreciou mais um caso de acúmulo ilegal de cargos públicos na Prefeitura Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na sessão plenária da última terça-feira (27.09), o Pleno julgou procedente a representação interna que identificou a situação irregular da servidora Edinete Maria Delgado, lotada, simultaneamente, no cargo de Apoio Administrativo Educacional – Elementar (30 h/semanais) na Seduc e no cargo de Merendeira na citada prefeitura (20 h/semanais).

O conselheiro Valter Albano verificou nos autos que a servidora, de fato, ocupou cargos públicos considerados inacumuláveis pela Constituição Federal (CF). Porém, a irregularidade foi cessada após extinção do vínculo na prefeitura, tendo sido cumprido o primeiro objetivo da instituição fiscalizadora, nesses casos, de pôr fim à situação irregular.

O relator considerou a compatibilidade entre a carga horária exercida pela servidora num e noutro vínculo, a qual não foi questionada nos pareceres da equipe técnica do TCE-MT e do Ministério Público de Contas. A possibilidade de restituição ao erário foi afastada, já que não restou comprovada a inexecução de serviços por parte da servidora, considerando-se que as cargas horárias são conciliáveis.

O Tribunal Pleno recomendou aos atuais gestores da Prefeitura de Várzea Grande e da Seduc para que aprimorem seus procedimentos de controle interno, realizando rigorosa fiscalização do cumprimento da carga horária efetuada pelos servidores que acumulam cargos públicos em suas instituições, e verifiquem, inclusive, a legalidade da acumulação, para não causar danos ao erário e evitar acúmulo de cargos que não se enquadrem nas exceções da CF.