JACIARA

Vazamento em usina não provocou danos ambientais, diz relatório

Documento oficial da Sema traz avaliação das equipes responsáveis por fiscalização

por GazetaMT

16 de Agosto de 2018, 14h50

Vazamento em usina não provocou danos ambientais, diz relatório
Vazamento em usina não provocou danos ambientais, diz relatório

Após quase 20 dias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) concluiu o relatório técnico sobre o vazamento de produto orgânico na Usina Porto Seguro, em Jaciara, que atingiu o Rio Tenente Amaral em julho deste ano. O documento, que traz a avaliação das equipes responsáveis pela fiscalização, não aponta indícios de danos ambientais na região. E se utiliza de dados inexistentes para assegurar que houve impacto ambiental.

Segundo o documento, as análises de água colhidas entre o segundo e sexto dia após o acidente apontaram "discretas alterações pontuais na concentração de matéria orgânica nos pontos mais a jusante do Rio Tenente Amaral". O resultado aponta ainda que "as concentrações de oxigênio dissolvido estavam normais em todos os pontos e não há indícios de continuidade de mortandade de peixes".

A Sema-MT afirma ter encontrado concentração de amônia na amostra coletada nas imediações das lagoas da usina, antes de atingir o percurso do rio. Mas destaca que a análise da água do Rio verificou que a quantidade de produto existente no Tenente Amaral estava abaixo do limite estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O documento indica ainda que há "alta capacidade de auto depuração dos corpos d'água". Ainda assim, traz como conclusão que houve impacto, mas não aponta quais dados foram utilizados para conclusão.

"Os resultados obtidos das amostras coletadas da água superficial não representam todo o impacto provocado pela passagem da pluma de poluição", afirma o relatório sem demonstrar quais parâmetros de mensuração do suposto impacto.

O relatório técnico diz ainda que possíveis danos difusos podem ser avaliados ao longo do tempo, assim como as sanções aplicadas à Usina Porto Seguro. Também não há mensuração sobre o tempo necessário para revisão das análises.

Secretário

No dia 6 de junho, o secretário de Meio Ambiente André Baby adiantou que o dano ambiental era menor que o imaginado nos dias subsequentes ao vazamento. Durante reunião na Câmara Municipal de Jaciara, Baby confirmou o apontado pelas análises divulgadas pela Usina Porto Seguro, que as águas do Rio Tenente Amaral tinham boa qualidade.

"A qualidade da água já está restabelecida. Esse rio [Tenente Amaral] é bastante angulado e o percurso faz com que a água volte a ser oxigenada o tempo todo", afirmou o secretário Baby.

Mesmo com as declarações e dados apresentados no relatório técnico a Usina Porto Seguro segue embargada. Com as atividades suspensas, 1,5 mil funcionários podem perder seus postos de trabalho, gerando um caos socioeconômico para a região do Vale São Lourenço.