jiu jitsu

Ginásio fica lotado no fim de semana

Bastaram uma ideia criativa e apoio para que a Federação de Jiu Jitsu de Mato Grosso conseguisse colocar em prática o projeto “Arte Suave"

por GazetaMT

30 de Junho de 2015, 14h01

Ginásio fica lotado no fim de semana
Ginásio fica lotado no fim de semana

Lá se vão quase três anos de trabalho. Bastaram uma ideia criativa e apoio para que a Federação de Jiu Jitsu Esportivo de Mato Grosso conseguisse colocar em prática o projeto "Arte Suave, o caminho da sabedoria". Projeto ousado, que hoje atende 896 crianças e adolescentes. A proposta vai além da aprendizagem dos gestos esportivos, pois leva a cada praticante o conhecimento e a experiência necessária aos direitos e deveres de cidadão, seja dentro, ou fora do tatame.

As arquibancadas ficaram repletas de amigos e familiares que foram prestigiar seus filhos.  Foto - AssessoriaPara o projeto é importante quem essa criança ou adolescente perceba o quanto podem contribuir e fazer a diferença para um mundo mais justo e humano. Por isso, são várias as atividades oferecidas. Além das aulas de jiu jitsu os alunos participam das Atividades Complementares com palestras, dinâmicas, jogos lúdicos e teatrais e dança regional (Siriri). Os alunos ainda atuam em uma peça teatral voltada à Educação Ambiental denominada "Abaixo à Poluição" da autora e pedagoga Edith Pereira Barbosa.

A empresa  Petrobras e o Governo Federal, que patrocinam o projeto, tem garantido todas as condições necessárias para que o trabalho possa ser desenvolvido de maneira plena e com excelência desde que começou em 2013, com resultados significativos de transformação social a partir de experiências relatadas por pais, alunos, diretores de escolas, gestores públicos e conselheiros tutelares.

O Projeto aprovado em 2012 pelo Programa Petrobras Esporte & Cidadania foi elaborado dentro dos princípios do Esporte Educacional: Inclusão de todos, Construção Coletiva, Respeito a Diversidade, Educação Integral e Autonomia. São 896 alunos de oito bairros na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso: Parque São Jorge, Jardim Eldorado, Vila Operária, Jardim Liberdade, Padre Lothar, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Europa e Jardim Ipanema.

O Diretor Geral do projeto, Paulo César Venâncio comenta que "o mais importante não é a cor da faixa que os atletas colocam em sua cintura, sua graduação ou mesmo quantas medalhas alcança nos campeonatos que participa, mas a ética, a sua capacidade de superação, de dedicação e seu caráter. A pedagoga do projeto Arte Suave,  Eliane Amorim, diz que é preciso ensinar e aprender a arte marcial juntamente com a filosofia de vida onde haja respeito ao próximo, auto controle, humildade e cooperação", afirma.

Neste final de semana, foi realizado mais um Campeonato Arte Suave e o Ginásio de Esportes Marechal Rondon e as arquibancadas ficaram repletas de amigos e familiares que foram prestigiar seus filhos. Na mesa de honra estavam presentes o vereador Ibrahim Zaher, o presidente da FJJE-MT Gil de Oliveira e os presidentes do Bairro Jardim Ipanema e Padre Lothar, Joaquim do Socorro e Claudio dos Santos.