Karatê

Alunos de projeto social comemoram bom desempenho em Campeonato Nacional

Karatecas estão empolgados e orgulhosos após participar da XXIV Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional Infanto Juvenil

por GazetaMT

22 de Outubro de 2014, 08h57

Alunos de projeto social comemoram bom desempenho em Campeonato Nacional
Alunos de projeto social comemoram bom desempenho em Campeonato Nacional

Alunos do projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, apoiado pela Prefeitura Cuiabá, estão empolgados e orgulhosos após participar da XXIV Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional Infanto Juvenil. A Competição foi realizada no mês passado, em Brasília.

Entre os principais motivos de alegria está a pontuação. Conforme o relatório da Confederação Brasileira de Karatê-Dô, a Associação Centro América de Karatê Shotokan teve o melhor desempenho ao conquistar 1.389 pontos. Em segundo lugar, com 732 pontos ficou a equipe Academia Uruma-Kan de Lutas Marciais, de Brasília.

Os karatecas disputaram nas modalidades Kata, Embu e Kumite e esta foi a primeira vez que os alunos do projeto entre 7 a 15 anos participaram de uma competição nacional. Segundo eles, tanto os bons resultados como os ruins os motivam a buscar a superação. 

"Na hora bate um medo e frio na barriga. Tentei dar o meu melhor e sei que ainda tenho muito a fazer", disse Emanuelly Pereira de Souza, de 9 anos, que conquistou uma medalha de prata.

Aluno do projeto há um ano e meio, Evanildo Reginaldo Rodrigues Júnior, de 15 anos foi um dos destaques do campeonato. Ele ganhou duas medalhas de ouro e conta que o reforço dos treinos foi essencial para que vencesse.

"Foi um momento muito importante para mim e para a minha família. Saí daqui com uma expectativa grande, fiquei nervoso e não tinha muita certeza da vitória", afirmou.

 Lucas Santos, de 15 anos, não trouxe nenhuma medalha, mas destacou que o mais importante de tudo foi a oportunidade de participar.

"Medalhas e troféus são consequência. Esta experiência foi muito válida tanto para os que ganharam como para os que perderam. Tudo para nós é um aprendizado e nos permite reconhecer onde erramos ou acertamos", ressaltou Lucas.

A locomoção dos 25 atletas foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, por meio de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

"Sempre fico na torcida para que tragam bons resultados. Eles nos surpreendem a cada competição e não medimos esforços para ajudá-los, porque sabemos que estão no caminho certo", afirmou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

De acordo com o presidente da Associação Centro América de Karatê Shotokan, José Humberto de Souza, desde o ano passado os alunos estão sendo preparados para atuar como grandes atletas. "Esta é a 24ª vez que o Shotokan vence este campeonato. Estamos muito felizes com toda a equipe, que se dedica ao máximo em busca da superação", concluiu Humberto.

Esta foi segunda etapa do Campeonato Brasileiro. A primeira foi realizada no mês de abril, no Rio de Janeiro, nas categorias 16 anos e adulto. O Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, também conta com a parceria do Projeto Criança Esperança, Voluntariado do Banco do Brasil, Agro Amazônia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto atende mais de 1.400 crianças e adolescentes em Cuiabá.