lava jato

Calheiros pede para ser ouvido como testemunha de Lula em 15 de março

Moro já confirmou a oitiva para esta data

por GazetaMT

18 de Fevereiro de 2017, 13h00

Calheiros pede para ser ouvido como testemunha de Lula em 15 de março
Calheiros pede para ser ouvido como testemunha de Lula em 15 de março

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, o agendamento da audiência em que será ouvido como testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as 11h do dia 15 de março.

Renan Calheiros também solicitou que a oitivja seja por videoconferência com Brasília (DF). Presencialmente, as audiências ocorrem na Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. O ofício foi encaminhado à Justiça nesta quinta-feira (16).

Moro já confirmou a oitiva para esta data.

O processo envolve o caso do tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. Nesta ação penal, Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro .

As audiências com as testemunhas de defesa do ex-presidente da República começaram no dia 9 de fevereiro. Entre as testemunhas arroladas, estão ex-ministros como Alexandre Padilha, Ricardo Berzoini, Tarso Genro, Gilberto Carvalho, Aldo Rebelo e Jaques Wagner.

O processo

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi aceita em setembro de 2016 e abrange três contratos da OAS com a Petrobras.

As acusações são de que R$ 3,7 milhões em propinas foram pagas a Lula. Para os procuradores do MPF, a propina se deu por meio da reserva e reforma do apartamento triplex, em Guarujá, e do custeio do armazenamento de seus bens.

Além de do ex-presidente da República, outras seis pessoas também são rés no mesmo processo. A esposa de Lula, Marisa Letícia, que morreu em 3 de fevereiro, também respondia à esta ação penal.

Outra ação penal

O ex-presidente da República ainda é réu em outro processo relacionado à Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.