LAVA JATO

STF inocenta Blairo em acusação de propina da Odebrecht

por GazetaMT

16 de Outubro de 2018, 07h58

STF inocenta Blairo em acusação de propina da Odebrecht
STF inocenta Blairo em acusação de propina da Odebrecht

O ministro do Supremo Tribunal Federal -STF, Edson Fachin, determinou, enfim, o arquivamento da investigação contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi e o deputado federal José Orcílio Miranda dos Santos, o Zeca do PT (PT-MS). O inquérito apurou se ambos teriam recebido vantagens indevidas na campanha de 2006, em troca de benefícios para a Odebrecht.

Maggi era acusado pelo recebimento de R$ 12 milhões em propina. Zeca supostamente teria recebido R$ 400 mil. Em troca, ambos forneceriam benefícios à empresa. A acusação constava em delação premiada dos investigados na Operação Lava Jato João Antônio Pacífico Ferreira, diretor superintendente para as Áreas Norte, Nordeste e Centro Oeste da Odebrecht, e Pedro Augusto Carneiro Leão Neto, diretor de contratos da construtora.

No entendimento da Justiça, porém, tanto Maggi quando Zeca são inocentes. No início de outubro, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fizera o pedido de arquivamento ao STF. Foi este o pedido analisado por Fachin, que considerou, agora, que "não foram reunidos elementos externos a corroborar as narrativas dos colaboradores premiados".