causa sem apoio

Luta dos deficientes sem recursos da Prefeitura

por De Rondonópolis - Estevan de Melo

18 de Setembro de 2019, 09h26

Luta dos deficientes sem recursos da Prefeitura
Luta dos deficientes sem recursos da Prefeitura

Está em curso em todo o Brasil a Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PcD), com a mobilização de entidades e demais pessoas comprometidas com a causa. Em Rondonópolis, a mobilização ocorre entre esta quarta-feira (18) e vai até sexta-feira (20), com palestras e atividades de emponderamento, cuidados com a saúde e luta em defesa dos direitos. A mobilização, contudo, não tem a efetiva sensibilidade do poder público local, pois a Prefeitura se recusou a custear um simples coquetel com salgadinhos e refrigerantes, que são servidos nos intervalos das palestras em cada dia de sua realização.

coffee break (pausa para café) para os deficientes foi custeado pela Prefeitura nos últimos dois anos, mas em 2019 o município demorou quatro meses para dar uma resposta sobre este pedido e, quando retornou o ofício, foi em forma de negativa. "Enviamos um ofício solicitando a ajuda financeira no dia 5 de fevereiro e em 15 de agosto o município nos retornou com uma resposta negativa", informou Marcelo Ferreira de Almeida, presidente da Adefir (Associação dos Deficientes Físicos de Rondonópolis), que lidera a mobilização da Semana de Luta das Pessoas com Deficiência no município.

Marcelo faz questão de ressaltar que a liderança de sensibilização para a semana é da Adefir, mas que ela tem a participação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e das demais entidades, como os deficientes visuais, auditivos e do transtorno autista, além de membros e associados da Associação de Combate ao Câncer. "A luta é de todos, porque existem as leis mais os direitos das pessoas com deficiência não são respeitadas na prática", comenta Marcelo, que aponta a falta de acessibilidade e compromisso oficial com as causas dos deficientes. 

Apesar da falta do aporte financeiro da Prefeitura, a diretoria da Adefir conseguiu viabilizar patrocínios e doações para garantir o coffee break da Semana de Luta das Pessoas com Deficiência. A associação também confeccionou um kit de camiseta, copo e chaveiro para venda como forma de angariar recursos para custear o evento e outras despesas da associação, como a sua regularização jurídica. As empresas que patrocinam a semana são a Francar, Restaurante Cheiro Verde, Domani Prime, Botuverá, Fribom Transportes, Agiliza Isenções, Caroliona Veículos, Odontologia Lima e Guira Passos Bar e Restaurante.

CICLO DE PALESTRAS

O ciclo de palestras acontecerá no Núcleo de Conselhos e terá início nesta quarta (18), às 13h, com abertura oficial do evento seguido de duas palestras que tratarão da problemática da acessibilidade, de políticas assistenciais e regras para a aposentadoria das pessoas com algum tipo de deficiência.

Na quinta-feira (19), os assuntos estão voltados para a questão da saúde e, na sexta (20), o tema dominante serão as políticas e os desafios da inclusão social das pessoas com deficiência.

De acordo com os membros da Adefir, existem cerca de 19 mil com deficiência física e intelectual na cidade, sendo que destas, pouco mais de mil são associadas à Adefir. A Associação atende em sua sede todas as segundas e terças-feiras, a quarta é voltada para o trabalho externo, retomando o atendimento ao público na quinta e na sexta-feira.

A entidade funciona no Núcleo de Conselhos, na Avenida Tiradentes, 1904, na região central da cidade. Outros esclarecimentos a respeito do trabalho da associação podem ser obtidos pelo telefone 66-3411-5005, em horário comercial.