Luz Para Todos

Ministro de Minas e Energia garante universalização de energia elétrica em Mato Grosso até 2019

Segundo o MME, a demanda atual para atingir o objetivo são 31 mil ligações.

por GazetaMT

18 de Fevereiro de 2017, 07h00

Ministro de Minas e Energia garante universalização de energia elétrica em Mato Grosso até 2019
Ministro de Minas e Energia garante universalização de energia elétrica em Mato Grosso até 2019

A região do Araguaia é considerada uma das últimas fronteiras agrícolas de Mato Grosso. A fim de garantir que a infraestrutura necessária seja implantada para garantir o crescimento da região, o senador Cidinho Santos (PR) acompanhou a Associação dos Municípios do Araguaia (AMA) em audiência com o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, nesta quinta-feira, 16.

"A região do Araguaia tem uma capacidade gigantesca de produção, mas sem energia elétrica, agroindústrias e grandes armazéns não tem condições de se instalar. A solução vai garantir a geração de emprego e renda para a região", afirmou o senador.

O ministro informou que um contrato do Programa Luz Para Todos está em vias de ser assinado com a Energisa, concessionária de energia que atende o Mato Grosso, com objetivo de universalizar a oferta de energia elétrica no Estado. Segundo o MME, a demanda atual para atingir o objetivo são 31 mil ligações, das quais 18 mil serão feitas até o final de 2018 com recursos do ministério, e o restante até o final de 2019, com recursos da Energisa.

A AMA também solicitou a ligação com o sistema nacional de energia, garantindo energia de qualidade e de forma contínua, e a ampliação da capacidade da Usina Termoelétrica de Querência, demandas que serão discutidas com a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - e com a ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. "Vamos encontrar uma solução que seja definitiva e mais barata", garantiu o ministro.

Estiveram presentes 15 dos 34 prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Araguaia, além do senador Wellington Fagundes (PR), dos deputados federais Ezequiel Fonseca (PP) e Fábio Garcia (PSB) e o deputado estadual Baiano Filho (PSDB).