MAESTRO MARINHO FRANCO

STF investiga fraude supostamente comandada por Bezerra em aeroporto de Rondonópolis

Inquérito policial inicialmente tramitou na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, sob relatoria da juíza Selma Rosane Arruda

por GazetaMT

28 de Novembro de 2017, 14h31

STF investiga fraude supostamente comandada por Bezerra em aeroporto de Rondonópolis
STF investiga fraude supostamente comandada por Bezerra em aeroporto de Rondonópolis

O Supremo Tribunal recebeu inquérito para investigar o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) por suposta fraude na licitação do aeroporto de Rondonópolis. O inquérito, admitido pelo Ministro Luiz Fux no dia 21 de novembro, investigará outras sete pessoas.

A informação foi publicada hoje pelo site de notícias da capital do Estado, Olhar Direto.  O inquérito policial inicialmente tramitou na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, sob relatoria da juíza Selma Rosane Arruda.

 O procedimento foi instaurado pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, onde se apurou a prática de crimes contra a administração envolvendo a empresa privada Ensercon engenharia Ltda.

 O Ministério Público requereu a declinação de competência do feito ao Supremo Tribunal Federal, considerando que, com o avançar das investigações, constatou-se a presença de Carlos Bezerra, detentor de foro privilegiado.

Os autos foram distribuídos a Fux por prevenção com a colaboração premiada firmada pelo ex-governador Silval Barbosa. Segundo delatado, Silval foi avalista em um empréstimo contraído por Bezerra. O pagamento da dívida se daria pela cobrança de propina em face da Ensercon.

 Constam como investigados, além de Bezerra: Jose Carlos Ferreira da Silva; o ex-secretário de Infraestrutura e Logística, Cinésio Nunes de Oliveira; o ex-superintendente de obras e transportes, Tércio Lacerda de Almeida; o representante legal da empresa Ensercon, Marcílio Ferreira Kerche; Edmar Alves Botelho; Esmeraldo Teodoro de Mello; o engenheiro Pedro Maurício Mazzaro.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso identificou em 2014 um superfaturamento de R$ 7,5 mi nas obras de reforma do aeroporto.

O outro lado

O Olhar Jurídico Entrou em contato com Carlos Bezerra. O investigado pediu para que a reportagem retorne a ligação ao final do dia.