Maio Amarelo

Velocidade excessiva está entre as principais causas de acidentes graves, aponta Politec

Em 2015, 1.096 pessoas morreram no trânsito em Mato Grosso e 98 somente em Cuiabá

por GazetaMT

27 de Maio de 2017, 07h00

Velocidade excessiva está entre as principais causas de acidentes graves, aponta Politec
Velocidade excessiva está entre as principais causas de acidentes graves, aponta Politec

A velocidade excessiva, ingestão de bebida alcóolica e a falta de habilitação estão entre as principais causas relacionadas aos acidentes de trânsito em Mato Grosso, conforme a Gerência de Perícias em Crimes de Trânsito da Politec.

No ano passado, a Politec realizou 546 perícias de trânsito na Região Metropolitana, sendo 268 com vítimas fatais. Em 2015, 1.096 pessoas morreram no trânsito em Mato Grosso e 98 somente em Cuiabá.

De acordo com o Gerente de Perícias em Crimes de Trânsito, André Grybowski Albano Silva, o estudo "Correlates of War", o número de vitimas fatais no Estado poderiam ser comparados aos números de uma Guerra Civil.  

A perícia criminal atua na determinação das causas dos acidentes, e no embasamento da prova técnica ao inquérito policial e ao processo judicial. São realizados cálculos e levantamentos no local do acidente, para a localização de possíveis vestígios para a compreensão da dinâmica dos fatos.

Dados de laudos periciais de acidentes contribuem para estudo de segurança no trânsito, no "Projeto Vida no Trânsito". Uma das finalidades do projeto é de se promover medidas e políticas que visam à redução dos acidentes graves e fatais.

"Um dos principais fatores relacionados é a velocidade excessiva. E uma das medidas já implementadas e que vem trazendo uma redução no número de acidentes é a utilização de radares. Além deste fator, a conversão em local proibido, invasão de faixa, desrespeito á sinalização, são casos comuns no atendimento às ocorrências de acidentes graves'', observou o gerente.

Em nível mundial, os acidentes de trânsitos são comparados a epidemias. A campanha Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo é conscientizar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos. A Politec é um dos órgãos apoiadores oficiais da iniciativa.

Dados

Conforme o último levantamento Projeto Vida no Trânsito, em 2015, 48% das vítimas de trânsito na região metropolitana morreu na hora, sendo 86,% do sexo masculino e 44,9% com idade entre 18 e 35 anos. Entre as vítimas, 57,1% são motociclistas; mais de 50% dos acidentes ocorreu no fim de semana, 65,2% contando com a sexta-feira.

As perícias apontam que 53,1% dos acidentes está relacionado à velocidade excessiva, 43,9% ao álcool, 24,5% a condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O projeto "Vida no Trânsito" do Ministério da Saúde busca fomentar o diálogo permanente entre os órgãos municipais e estaduais de trânsito, propondo ações nas áreas de saúde, prevenção e redução dos acidentes. 

Fazem parte do projeto os seguintes órgãos: Secretaria Municipal e Estadual de Saúde - Coordenadoria de Vigilância a Doenças, Agravos e Eventos Vitais, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria de Estado de Segurança Pública - Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito; Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec); Departamento de Trânsito de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso.