MAIS ÁGUA

Interligações de redes reforçam abastecimento do Residencial Mathias Neves

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis concluiu ontem (1) uma obra de interligação de duas redes de 150 milímetros

por GazetaMT

02 de Setembro de 2015, 18h26

Interligações de redes reforçam abastecimento do Residencial Mathias Neves
Interligações de redes reforçam abastecimento do Residencial Mathias Neves

O Residencial Mathias Neves conta desde esta quarta-feira (2) com um reforço no abastecimento de água. O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis - Sanear concluiu na noite desta terça-feira (1) uma obra de interligação de duas redes de 150 milímetros, que fazem a distribuição de água para a região. 

Esta intervenção para reforçar o abastecimento do Residencial Mathias Neves, que foi determinada pelo prefeito Percival Muniz, teve o objetivo de aumentar a vazão de água para o atendimento da parte mais alta do bairro, que estava apresentando problemas no abastecimento, devido à baixa pressão.

"Fizemos estas duas interligações para aumentar a pressão e, consequentemente, o fluxo da água na rede interna do residencial, minimizando as ocorrências de desabastecimento na parte mais alta do local", explicou o diretor de manutenção do Sanear, Cristovão Teixeira.

Cristovão destaca que o abastecimento já está normalizado. Além do Mathias Neves, o Sanear, também, realizou, na semana passada, uma interligação de redes para reforçar e melhorar o abastecimento do Residencial Farias, que estava apresentando problemas devido a baixa pressão.

Novos Poços

Cristovão lembra que, por determinação do prefeito Percival Muniz, o Sanear tem trabalhado para ampliar a capacidade de produção de água tratada da cidade, bem como para melhorar o sistema abastecimento.

Para reverter um quadro de déficit, que a cidade vivia no início de 2013, entre a produção de água (780 litros/segundo) e a necessidade de consumo (960 litros/segundo), foram feitos investimentos, por exemplo, em perfuração de novos poços artesianos em pontos estratégicos da cidade, além da construção de novos reservatórios.

Por conta da decisão do prefeito Percival Muniz de investir na perfuração de novos poços artesianos, Rondonópolis acabou com o rodízio no abastecimento entre bairros. Com isso, mais de 70 mil pessoas deixaram de sofrer com a falta diária de água. Os investimentos continuam visando preparar a cidade para o futuro.

Azaleia

Ao todo, seis poços já foram perfurados na atual gestão. O último foi o do Residencial Azaleia, que entrou em operação no fim de semana passado e produzirá cerca de 150 mil litros de água por hora.

Além do Azaleia, serão atendidos por este poço: Parque das Rosas, Margaridas, Residencial Farias e parte do Sagrada Família, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.