MALEBOLGE

Maggi pede ação seja julgada no TRE

por GazetaMT

21 de Março de 2019, 14h41

Maggi pede ação seja julgada no TRE
Maggi pede ação seja julgada no TRE

O ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi -PR pediu ao Supremo Tribunal Federal -STF a mudança de instância no julgamento da ação Malebolge, referente à Operação Ararath. A providência foi tomada pela defesa do mato-grossense após a decisão da Corte que definiu a competência da Justiça Eleitoral para investigar crimes comuns que tenham conexão com crimes eleitorais.

Blairo foi um dos alvos da Operação Malebolge, que é a 12ª fase da Operação Ararath, deflagrada em setembro de 2017. Ele é suspeito de corrupção, lavagem de dinheiro, obstrução de investigação e organização criminosa em supostos esquemas que teriam ocorrido no Estado em sua gestão como governador e também na gestão do sucessor Silval Barbosa.

Para defesa, os quadros narrados em consonância com os contados por Silval em delação enquadram o caso de Blairo no entendimento recente do STF, "havendo conexão entre crimes eleitorais e crimes comuns a Justiça Eleitoral é a competente".

O pedido de Maggi é assinado pelo advogado Fábio Galindo e foi encaminhado para o ministro do STF Luiz Fux. O mesmo ministro, em 2018, classificou como "monstruosa" a delação premiada de Silval.