MEI

Oficinas de capacitação para Microempreendedor Individual começam nesta quinta-feira

O Sebrae em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, promove oficinas de capacitação

por GazetaMT

30 de Julho de 2015, 15h38

Oficinas de capacitação para Microempreendedor Individual começam nesta quinta-feira
Oficinas de capacitação para Microempreendedor Individual começam nesta quinta-feira

O Sebrae em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, promove oficinas de capacitação, que iniciam nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, na sede do Sebrae, na Av. Cuiabá.

Com instruções de como planejar, financiar e desenvolver pequenos negócios, as oficinas iniciam hoje e encerram no dia 28 de outubro. Os módulos são concorridos, por esse motivo, a turma desta noite já está completa.

Quem comanda a primeira oficina é o analista técnico do Sebrae Thiago Leonel Pires, que vai orientar os microempreendedores sobre o controle de fluxo de caixa e outras noções de finanças para quem está começando seu próprio negócio. Thiago observa que as oficinas são voltadas especificamente para os MEIs. "As temáticas abordadas têm uma linguagem voltada para esse público, lidando com a base de tributação de quem possui um faturamento anual de até R$ 60 mil". Thiago também destaca que não é necessário participar de todas as seis oficinas que acontecem em diversos dias da semana.

Nesta sexta-feira (31), haverá outra oficina da série voltada ao planejamento do primeiro negócio e ainda há vagas. Para se inscrever, é necessário comparecer à sede do Sebrae no Centro da cidade ou ao Centro de Atendimento Empresarial - CAE, no prédio da Acir, e realizar o cadastro gratuitamente.

Mariana de Almeida, gerente municipal do Departamento de Fomento, considera a oficina essencial para quem está começando. "Geralmente, os MEIs têm pouca noção de empreendedorismo, muitos fazem porque são obrigados a tirar CNPJ, emitir nota ou coisa parecida. Por isso, não são orientados no que se refere a gestão da microempresa".

Para Mariana, as oficinas devem suprir essa carência de orientação profissional. "Essas oficinas dinâmicas, com linguagem prática e didática, ajudam a qualificar de verdade essas pessoas para enfrentarem o mercado", conclui.

Os interessados em garantir a participação em uma das oficinas ou saber mais sobre as temáticas abordadas, é só entrar em contato com o Sebrae pelo telefone 3427-2850.