Meio Ambiente

ALL planta 65 mil mudas de árvores ao longo da ferrovia e terminais de Mato Grosso

Uma forma de minimizar o impacto da atividade diária dos terminais

por GazetaMT

22 de Abril de 2014, 09h25

ALL planta 65 mil mudas de árvores ao longo da ferrovia e terminais de Mato Grosso
ALL planta 65 mil mudas de árvores ao longo da ferrovia e terminais de Mato Grosso

A América Latina Logística (ALL) realiza um trabalho contínuo de recuperação ambiental de áreas modificadas com a chegada da ferrovia. Em apenas quatro meses, entre outubro de 2013 e fevereiro deste ano, foram plantadas aproximadamente 65 mil mudas de árvores nativas do cerrado mato-grossense, sendo pouco mais de 55 mil no trecho da ferrovia entre os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis, nas Áreas de Proteção Permanente (APP), e 9.500 mudas no terminal de Alto Taquari.

O objetivo, além de recuperar ambientalmente o trecho e as APP’s, é realizar um cortinamento vegetal e a arborização dos terminais ferroviários. Três fazendas por onde passam os trilhos, localizadas em áreas de proteção permanente, também estão sendo contempladas com o enriquecimento vegetal, por meio de espécies nativas.

Até o final deste ciclo de plantio, que encerra neste mês de abril, serão plantadas mais 65 mil mudas no trecho de Alto Araguaia a Rondonópolis, incluindo o terminal de Rondonópolis. Todos os plantios são promovidos pela área de Licenciamento e Conformidade Ambiental da concessionária em parceria com a CIA Ambiental.

O plantio também contribui com a neutralização de carbono, que visa combater o aquecimento global. “É uma forma de minimizar o impacto da atividade diária dos terminais. Além disso, auxilia a fixação de carbono gerado nos locais e forma barreiras para o vento, deixando o ambiente muito mais bonito e agradável”, destacou o gerente de Terminais da ALL, Ivandro Paim.

Além da conduta correta perante a condicionante do Ibama para a construção da ferrovia e terminais, o plantio das árvores melhora o paisagismo, facilitando o desenvolvimento da vida silvestre e a reconstituição natural do local. "É nossa obrigação, mas também obtemos com o plantio a harmonização do empreendimento, a cortina vegetal e bosques nativos”, reforçou o gerente.

A ALL também iniciou a instalação da cerca guia direcionadora de fauna, equipamento que impede a travessia e atropelamento de animais na ferrovia. Com dois metros de altura e 150 metros de extensão em cada lado, a cerca guia será instalada nas passagens de fauna que têm a função de ligar o corredor ecológico nos 260 quilômetros de via férrea de Alto Araguaia até Rondonópolis, com início em Itiquira. A proteção estará em todo o trecho até o mês de junho.

VIVEIRO - Em parceria com a Cia Ambiental e a Prefeitura de Itiquira, a ALL mantém no município um viveiro com mudas de espécies nativas da região. Todas as mudas utilizadas para o plantio de compensação ambiental das áreas de proteção permanente e no cortinamento vegetal são cultivadas no viveiro, além de espécies urbanas que são disponibilizadas para a população. 

Sobre a ALL:

 A ALL - América Latina Logística S.A. é a maior empresa independente de logística da América Latina. Criada em 1997 com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para atuar na malha sul do país, a companhia vem ampliando sua atuação em um histórico de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Hoje, oferece uma grande variedade de serviços por meio de quatro negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, composta por quatro concessões ferroviárias no Brasil, totalizando 12,9 mil km de ferrovias; Brado Logística, subsidiária que presta serviços de logística intermodal de contêineres; Ritmo Logística, empresa voltada para o negócio rodoviário; e a Vetria Mineração, empresa que apresenta solução logística mina-ferrovia-porto para o minério de ferro entre Corumbá e Santos.

(Assessoria de Imprensa)