melhores práticas

Programa do Governo do Paraná é tema de palestra no Seminário do Pró-família

O seminário será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso

por GazetaMT

21 de Novembro de 2017, 07h38

Programa do Governo do Paraná é tema de palestra no Seminário do Pró-família
Programa do Governo do Paraná é tema de palestra no Seminário do Pró-família

A programação do I Seminário do programa Pró-Família: Rede de Proteção, Vigilância e Direitos, contém uma palestra e oficina sobre as melhores práticas do programa Família Paranaense, estratégia do Governo do Paraná para articular as políticas de proteção social e das diferentes esferas de governo para diminuição da vulnerabilidade. O seminário será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O objetivo da estratégia do governo paranaense, assim como no programa Pró-família, é promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, levando em conta a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside.

Na terça-feira (21.11), na parte da manhã, a coordenadora do Programa Família Paranaense, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social no Estado do Paraná, Letícia Regina Hillen dos Reis, vai abordar o tema: Programa Família Paranaense: Inovação e Parceria com o Mato Grosso. Em seguida, a psicóloga do município de Palmas-PR, Jully Francielli Cesca, fala sobre as  Melhores Praticas: Case do Sucesso do Programa Família Paranaense.

Na parte da tarde, a programação contém dois painéis: Painel 1: Agenda da Família, Acompanhamento Familiar, Pacto Pró-Família: Rosani Delurdes Bertoglio, assistente social do município de Palmas -PR e Jully Francielli Cesca - psicóloga do município de Palmas -PR; Miranir J. de Oliveira Alcântara, Marli Martins G. da Luz, analista de desenvolvimento econômico e social do Programa Pró-Família.

Painel 2: Sistema de Informação de Acompanhamento Familiar  - Índice de Vulnerabilidade Familiar e Monitoramento Pró-Família  - Rogério Joaquim de Oliveira, gerente da unidade técnica do Programa Família Paranaense da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná e Carolina lani Rubinich lannoti, psicóloga assessora técnica do Programa Pró-Família.

O governador Pedro Taques destaca que a condição de vulnerabilidade social das famílias é diretamente influenciada e agravada pela falta de acesso as redes de serviços. "O Pró-família foi pensando para chegar nessas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e prestar esse apoio continuado para superação das dificuldades", enfatizou.

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, reforça que o grande diferencial do Pro-família é o foco no monitoramento e acompanhamento das famílias assistidas. "O monitoramento contínuo feito pelas agentes de saúde e assistentes sociais, que compõem a equipe técnica, é o maior benefício dado às famílias. O nosso objetivo é comemorar a saída dessas famílias do programa, com qualificação e uma condição de vida mais digna", destacou.