MEU FEX

Pedro Taques cobra pagamento do FEX por parte do Governo Federal

por GazetaMT

02 de Fevereiro de 2016, 16h47

Pedro Taques cobra pagamento do FEX por parte do Governo Federal
Pedro Taques cobra pagamento do FEX por parte do Governo Federal

O governador Pedro Taques foi a até Brasília em busca de sensibilizar o Governo Federal, para fazer o pagamento do Fomento das Exportações (FEX), uma espécie de compensação aos estados produtores e exportadores de grãos, por conta da Lei Kandir que isenta do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços.

O montante referente a 2014, cerca de R$ 400 milhões foi quitado em 30 de dezembro do ano passado. Já projetando o mesmo atraso para este ano, Taques visitou o secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira de Medeiros, onde mostrou a importância deste recurso para Mato Grosso. Na companhia do Senador José Medeiros(PPS), o Governador falou sobre as medidas extremas que vem tomando para enxugar a máquina pública, chegando a 28% de cortes gastos.

Para a Coluna do Buxixo, nenhuma administração pública consegue tocar a gestão, com repasses garantidos por Lei demorando quase um ano para serem liberados. A gestão do Governador junto à esfera Federal é oportuna e mais que justa, já que o Estado tem papel importante na balança comercial, com cerca de 20% das exportações do agronegócio, a quantia também não é desprezível, o FEX de 2015 é de cerca de R$ 450 milhões.

Vamos acompanhar e libera aí Dilma!