Mudança

Pedro Taques defende mais investimentos no setor cultural em Mato Grosso

O líder da oposição assegurou um governo com ampla participação social nas políticas públicas e na gestão cultural

por GazetaMT

19 de Setembro de 2014, 07h20

Pedro Taques defende mais investimentos no setor cultural em Mato Grosso
Pedro Taques defende mais investimentos no setor cultural em Mato Grosso

O candidato ao governo Pedro Taques (PDT-MT) apresentou, nesta semana os compromissos assumidos com o setor da cultura, em evento na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O pedetista ouviu reclamações e sugestões de produtores culturais, artistas e outros cidadãos que acompanharam a exposição pública.

O líder da oposição assegurou um governo com ampla participação social nas políticas públicas e na gestão cultural, de modo que os cidadãos ajudarão a decidir como os incentivos devem ser feitos. Para estimular a função social e econômica das manifestações culturais, o candidato ao governo pretende incrementar o orçamento da Secretaria de Cultura.

"É imprescindível o planejamento cultural, o estabelecimento de diretrizes, de instituições e de atividades culturais em todo o estado. Este envolvimento multissetorial proporcionará a efetividade das políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural do estado de Mato Grosso. No âmbito da administração pública, a priorização da cultura contará com ferramentas de educação, comunicação e democratização das atividades, de forma que toda pessoa tenha acesso ao bem e ao saber cultural", afirmou Pedro Taques.

O candidato do PDT também assumiu o compromisso de criar arenas culturais nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital do Estado, e em Poconé, na região pantaneira.

"Nossa diversidade cultural e patrimônio histórico precisam estar inclusos nas políticas estaduais. Não podemos aceitar que nossas raízes se percam pela falta de gestão de quem é responsável por administrar o Estado. A atual situação da cultura pode e deve mudar. E nós temos condições de fazer isso", afirmou.

Durante sua exposição, Pedro Taques abordou ainda a necessidade de fiscalização dos recursos aplicados em projetos culturais. Para ele, o acompanhamento dos projetos, por meio de uma equipe técnica, beneficiará o setor, ao assegurar que o dinheiro chegará à finalidade para a qual foi destinado.