Mudanças na Câmara

Com movimentação de caciques, vereadores também devem trocar de partido

por GazetaMT

30 de Julho de 2015, 06h00

Com movimentação de caciques, vereadores também devem trocar de partido
Com movimentação de caciques, vereadores também devem trocar de partido

Com a movimentação dos grandes líderes políticos do estado, como o governador Pedro Taques (PDT), os senadores Blairo Maggi (PR) e José Medeiros (PPS) anunciando ou cogitando trocar de partido, além da proximidade do pleito eleitoral de 2016, os vereadores de nossa cidade também começam a se movimentar e vários deles devem trocar de partido pelos próximos dias. Alguns mudam para seguir seus líderes políticos, outros pensando em garantir espaço para a sua reeleição, mas haverá muita movimentação e partidos de grande expressão até pouco tempo devem ficar sem representantes no Parlamento rondonopolitano.

Ancorado na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite que detentores de mandatos tido como 'majoritários', como Presidente da República, senadores, governadores e prefeitos, tenham o direito de trocarem de partido livremente, o governador já anunciou sua saída do PDT, partido que vive às turras com ele, e inicialmente se achava que seu destino seria o PSDB, do ex-presidenciável Aécio Neves, em quem Taques votou, mas eis que essa semana o chefe do Executivo estadual começou a falar em se filiar ao PSB, do prefeito cuiabano Mauro Mendes e do ex-prefeito de Rondonópolis Adilton Sachetti.

Caso se confirme a mudança de partido do governador, alguns vereadores da cidade também devem mudar de sigla partidária, tanto para acompanhar Taques quanto como consequência da sua mudança de partido.

Um dos vereadores que diz abertamente que deve acompanhar Taques é o vereador Aristóteles Cadidé, que atualmente também faz parte do PDT e já anunciou que vai acompanhá-lo. "O governador me consultou sobre se eu o acompanharia na sua mudança de partido e eu respondi que sim", declarou.

Segundo Cadidé, o PDT sobre o comando do deputado Zeca Viana é inimigo político de Taques, e como homem de confiança do mesmo, do qual foi coordenador de campanha na cidade, ele não poderia deixar de seguir seu líder.

Outra mudança tida como certa é a ida dos vereadores do Partido da República (PR), Hélio Pichioni e Olímpio Alvis, para o novo Partido Liberal (PL) que está sendo articulado em nível nacional. Um dos vereadores do PPS, partido do prefeito Percival Muniz, também deve migrar para o novo PL, todos de olho em viabilizar suas reeleições.

Isso é apenas o começo e, no entender do Buxixo, até o mês de setembro, que é quando os políticos aguardam uma 'janela' para poderem trocar de partidos, muitos outros vereadores devem anunciar mudanças de siglas partidárias.

Vamos acompanhar...