Mudanças

Nova legislação eleitoral pode provocar enxurrada de candidatos a prefeito em 2016

por GazetaMT

23 de Abril de 2015, 11h22

Nova legislação eleitoral pode provocar enxurrada de candidatos a prefeito em 2016
Nova legislação eleitoral pode provocar enxurrada de candidatos a prefeito em 2016

As mudanças na legislação eleitoral do país, que extingue as coligações partidárias para os cargos proporcionais (vereador e deputados estaduais e federais) pode provocar uma enxurrada de candidaturas a prefeito a partir das eleições de 2016. Isso por que os partidos políticos, para garantirem a eleição de vereadores, terão que montar palanque para os mesmos e lançar candidatos majoritários a prefeito.

As modificações na lei que regula as eleições pode levar a que muitos partidos, mormente os pequenos, na eminência de só poderem se coligar na majoritária e de terem que deixar seus candidatos proporcionais ao Deus dará, se vejam obrigados a lançar candidaturas a prefeito, provocando uma inflação de candidaturas pelo país afora como nunca se viu.

Em Rondonópolis, além dos medalhões Percival Muniz (PPS), candidato natural a reeleição, dos ex-prefeitos Adilton Sachetti (PSB) e Zé do Pátio (SD), devem se somar vários outros candidatos de partidos como o PT, PSC, PR, PMDB, PDT, PROS, PSDB, DEM e outros, que se verão forçados pelas circunstâncias a lançarem candidaturas próprias para adquirirem ou manterem suas bancadas nos parlamentos municipais.

Outro efeito imediato do fim das coligações deverá ser o fim do rodízio de mandato, usada pelos titulares de mandatos parlamentares para 'contemplar' seus suplentes, que normalmente são de outros partidos, por ajudarem a compor o total de votos para sua eleição.

O Buxixo admite que ainda é cedo para medir as consequências das mudanças na lei eleitoral, mas temos a expectativa de que isso sirva para aprimorar a democracia e ampliar a participação popular no resultado das eleições.

Vamos aguardar...