AS MULHERES DO PODER

Secretárias de Governo, Saúde e Administração respondem vereadores

Com uma semana de atraso as explicações chegaram, mas não convenceram

por

29 de Março de 2017, 17h37

Secretárias de Governo, Saúde e Administração respondem vereadores
Secretárias de Governo, Saúde e Administração respondem vereadores

Com o requerimento aprovado pela Câmara de Vereadores na 9ª sessão ordinária e somente cumprido na tarde desta quarta-feira, 29, as secretárias Mara Gleibe Ribeiro Clara da Fonseca- de Governo; Fernanda Pereira Silva - de Administração; e Izalba Diva de Albuquerque - da Saúde, compareceram à sessão para responder aos questionamentos dos vereadores.

Os assuntos em pauta giraram em torno das constantes cobranças de informações que nunca chegavam ao Legislativo. O requerimento do vereador Subtenente Guinâncio (PSDB) deu o privilégio de ser o primeiro a usar a tribuna e questionar as secretárias.

Por que contratar pessoas sendo que tem um concurso público em vigência? Onde está o lotacionograma, cobrado aqui por diversas vezes? Por que o Portal Transparência não está atualizado para que todos tenham acesso ao que a prefeitura está fazendo? Essas foram as perguntas do vereador Guinâncio.

Mara Gleibe disse que o Portal está com problemas desde o início da gestão. Mas que a prefeitura está providenciando os ajustes com a Ábaco, empresa responsável pelo sistema de tecnologia que mantém todas as informações. Assim como a apresentação do lotacionograma.

Fernanda Ribeiro respondeu sobre as contratações e garantiu que os cargos que foram preenchidos não são semelhantes aos contemplados no concurso público. A secretária garantiu ainda que o contrato firmado com a Cooperativa de Trabalho Vale do Teles Pires - Coopervale, foi feito por meio de adesão à Ata, e está legal.Vereador Guinâncio sai da sessão com a certeza de que está na hora de chamar os concursados. Foto: Luan Dourado/ GazetaMT

Já a secretária de Saúde, Izalba, disse que a diferença entre assistente de apoio à gestão (contemplado no concurso) e assistente administrativo, contratado em comissão, não têm a mesma função, por isso o prefeito, que tem direito a livre nomeação e exoneração, acabou contratando.

Os vereadores Fábio Cardozo (PPS) e Thiago Muniz (PPS) também questionaram as secretárias. Muniz quis saber se a prefeitura já providenciou as informações ao Consórcio Regional de Saúde, para contratação de servidores terceirizados específicos já que os contratos terminam no próximo sábado, 1º de abril; e se as secretárias não ficam constrangidas em participar de uma administração que não respeita nem as decisões judiciais (no caso do juiz da Vara da Fazenda Pública ter determinado o prazo de 30 dias para que a prefeitura chame todos os concursados - aprovados e classificados).

A secretária de Governo fez questão de responder reiterando que apesar de a justiça determinar, a prefeitura tem o direito de recorrer, e é o que está providenciando. Já Izalba, da Saúde, disse que nem a escolha dos contratados passa por ela. "Recebemos profissionais indicados pelo prefeito e até por vereadores para serem selecionados pela Pasta. Confirmamos a contratação depois de conhecer o potencial de cada um dos candidatos".

Insatisfeitos

O vereador Guinâncio, autor do requerimento disse que a vinda das secretária à Câmara foi importante, mas que só serviu para reafirmar que passou da hora de fazer valer a Lei e chamar os aprovados no concurso, passou da hora de cumprir a determinação da justiça e passou da hora de levar a administração e o Poder Judiciário a sério. "Saio da sessão ainda mais convicto que há necessidade urgente de chamar os concursados, de que já não é uma questão de simplesmente fazer o correto moralmente, é uma quiestão de cumprir a lei", finalizou Guinâncio.