27 de Março de 2019 às 09:16

Prefeitura realiza 9º Mutirão de Consultas e Exames para tirar mil pessoas da fila SUS

Oziane Rodrigues

A Prefeitura de Cuiabá realiza mutirões na área da saúde para dar celeridade, diminuir o tempo de espera e até mesmo zerar filas em diversas especialidades médicas - constantes na Central de Regulação da Capital. 

A ação, realizada por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, começou em março de 2018 com o Mutirão de Consultas e Exames Especializados e já contemplou pouco mais de nove mil pessoas. A 9ª edição do projeto acontece neste sábado (30), das 7h30 às 17h, no Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá (CEM).

A estimativa é que sejam atendidas 1.000 (mil) pessoas, subdivididas em 23 especialidades sendo elas: ortopedista geral, de coluna e pediátrico, oftalmologista, nefrologista adulto e pediátrico, alergista geral, oftalmologista, urologista, endocrinologista, cardiologista, otorrino, acupuntura, ultrassonografia, otorrino vídeo, psicologia, psiquiatria infantil, alergista (acima de 13 anos), ginecologista, dermatologista, psiquiatria geral e cirurgia pediátrica.

Conforme relatou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, com os mutirões, que fazem parte das medidas de impacto que estão sendo realizadas para oferecer humanização, celeridade e transparência às pessoas que aguardam por consultas e exames especializados no órgão regulador, a SMS poderá apurar o real quantitativo da fila, e com isso combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados), que chega a 62%.

"Os Mutirões têm sido mais uma ferramenta de humanização da gestão Emanuel Pinheiro para diminuir o tempo de espera dessas pessoas que precisam dos procedimentos SUS em Cuiabá. Além disso, ele nos permite apurar o real quantitativo da fila de espera, nos fornecendo subsídios para delinearmos meios de combater o índice de absenteísmo que ainda é grande na Capital. Assim, avançaremos cada vez mais na agilidade dos atendimentos a quem de fato precisa dos serviços SUS", pontuou.

Os atendimentos ofertados no Mutirão serão exclusivamente para pessoas já inseridas na lista da Central de Regulação. A equipe do órgão regulador está realizando os contatos via telefone, seguindo rigorosamente a ordem dos pacientes constantes na fila dos procedimentos ofertados.