NO GATILHO

Graças a José Medeiros, ineficácia da defesa de Dilma chegou a uma nova etapa

por GazetaMT

23 de Maio de 2016, 07h53

Graças a José Medeiros, ineficácia da defesa de Dilma chegou a uma nova etapa
Graças a José Medeiros, ineficácia da defesa de Dilma chegou a uma nova etapa

Parlamentares brasileiros aproveitaram uma viagem internacional para defender a agora presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e tornaram a classificar como "golpe" contra democracia o processo de impeachment, que nesta terça-feira (24) entra em sua segunda etapa no Senado Federal. Também de lá, do Senado, veio o rebote aos defensores, mais precisamente do mato-grossense José Medeiros (PSD). O senador mostrou que é rápido no gatilho.

Tão ligeiro quanto vieram as críticas veio também a resposta. Medeiros viajou com o grupo que participou da Assembleia Parlamentar Euro-latino Americana (Eurolat), evento que reuniu líderes mundiais e contou com massiva representação brasileira em Portugal. Não deixou de fora, porém, o bate-boca.

Em pronunciamento, o senador Medeiros chamou de "vergonha alheia" a defesa dos parlamentares em plena reunião internacional. "Um desserviço ao país", disse. Criticou a promoção ao espanto de investidores internacionais com tanto alarde feito pelo grupo pró ex-governo. Sobre o "golpe", o senador lembrou aos colegas que o processo segue todos os trâmites legais.

Fora do Brasil, tanto a imprensa quanto lideranças políticas tem dado espaço para a argumentação pró Dilma. A manifestação contrária ao rito de impeachment ganha mais forma lá fora do que aqui, onde há evidentemente uma oposição. Em termos práticos, porém, pouco pode fazer pela afastada presidente. 

Graças ao senador, a ineficácia da defesa de Dilma chegou a uma nova etapa. Ganhou, enfim, seu rebote internacional.