NO INTERIOR

Rondonópolis recebeu a primeira jornada farmacêutica de 2017

Profissionais da região sudeste participaram de palestras e discussões sobre a categoria

por EMERSON DOURADO

20 de Março de 2017, 15h35

Rondonópolis recebeu a primeira jornada farmacêutica de 2017
Rondonópolis recebeu a primeira jornada farmacêutica de 2017

Durante dois dias, 17 e 18 de março foi realizada a 1ª jornada farmacêutica de Rondonópolis, o evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso e contou com a participação de farmacêuticos da cidade e região. Na jornada, a primeira do gênero no interior, os profissionais participaram de palestra com tema sobre a “atenção farmacêutica e workshop sobre “farmácia estética”. Durante o evento também houve a entrega de carteiras profissionais aos novos farmacêuticos.

Alexandre Henrique, presidente do CRF-MT, destacou a importância das jornadas farmacêuticas realizadas no interior Foto: Luan Dourado/GazetaMTO presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães falou sobre o cenário atual da profissão em Mato Grosso e destacou a importância da jornada farmacêutica. “ Essa é maneira de levar o conselho para mais próximo do colega e a cidade que ele exerce sua profissão, pois nossa sede é em Cuiabá e temos nossas seccionais em Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças. Este ano resolvemos criar este tipo de encontro e Rondonópolis foi contemplada com a primeira edição, onde levamos o conhecimento técnico cientifico para o profissional, além de discussões inerentes a profissão”, disse.

Segundo Alexandre Henrique, em Mato Grosso são cerca de 2 mil estabelecimentos registrados no Conselho Regional de Farmácia, com  de 4 mil farmacêuticos distribuídos nos 141 municípios. “Nós temos farmacêuticos suficientes para uma população de 3 milhões de pessoas no estado, este número contempla cada farmácia, cada unidade de saúde que tenha medicamento tenha um profissional pronto para atender a sociedade” comentou.

Em caso da falta de um farmacêutico no momento que uma pessoa necessite de medicamento, em uma farmácia ou unidade hospitalar, o presidente do CRF é claro e direto. “ O cidadão chegou, não tem o farmacêutico mas tem o medicamento está errado, ela tem que recusar o atendimento e exigir a presença do profissional para orienta-la, quanto a analise clinicas ou outros procedimentos”, destacou.

Mesmo com a fiscalização, o Conselho Regional de Farmácia ainda registra estabelecimentos trabalhando de forma irregular no estado. Nestes casos, a orientação do CRF o cidadão a procurar os canais de denúncias do conselho, no site pelo endereço eletrônico http://crfmt.org.br/ouvidoria/  ou pelo telefone (65) 3619 5200.