NORTE DO ESTADO

Primeiro bimestre registra queda em homicídios e roubos em Sinop e Sorriso

Os municípios de Santa Carmem, União do Sul, Vera, Ipiranga do Norte e Itanhagá não registraram nenhum crime de homicídio em 2018

por GazetaMT

02 de Abril de 2018, 15h56

Primeiro bimestre registra queda em homicídios e roubos em Sinop e Sorriso
Primeiro bimestre registra queda em homicídios e roubos em Sinop e Sorriso

O primeiro bimestre de 2018 na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) do município de Sinop (a 500 km de Cuiabá) registrou redução de 28% nos crimes de roubo e 9% no crime de homicídio. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e são em comparação com o mesmo período de 2017.

Os municípios que apresentaram os melhores índices em reduções de homicídio nos meses de janeiro e fevereiro foram Tapurah, Cláudia e Vera, com redução de 100%. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas duas mortes em Tapurah e Vera e uma em Cláudia. Em 2018, no mesmo período, não houve nenhum registro.

Outra cidade que apresentou queda foi o município de Sorriso (a 420 km de Cuiabá), com 50% de redução. Em 2017 foram registrados 10 homicídios em dois meses, já neste ano foram cinco casos. Já os municípios de Santa Carmem, União do Sul, Vera, Ipiranga do Norte e Itanhagá não registraram nenhum crime de homicídio em 2018.

Outro índice criminal que apresentou redução foi o roubo. Em Sinop, os registros foram 23% menor que no mesmo período do ano passado, enquanto que em Sorriso a queda foi de 52%. Outros municípios também registraram reduções, Feliz Natal (-75%) e Vera (-57%). Não houve registro de roubo nas cidades de Cláudia, Santa Carmem, União do Sul, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.

O delegado Regional da Risp, Sérgio Ribeiro Araújo, disse que as reduções da criminalidade na região é resultado do incremento do governo do Estado em efetivo e viaturas.

"A nossa regional recebeu um aporte em investimento em pessoal e estrutura. Em Sinop, por exemplo, aumentamos a equipe de profissionais nas ruas da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e a melhoria só foi possível por causa do aumento no efetivo".

Ainda segundo o delegado, desde 2015 a regional conta com o trabalho do Grupo Armado de Resposta Rápida (GCCO), que realiza operações pontuais nos 11 municípios que compõe a Risp para o enfretamento à criminalidade.

O comandante regional da Polícia Militar, coronel PM Valter Razera, disse que os dados positivos alcançados fazem parte da metodologia de trabalho que é o intensificar as ações preventivas e ostensivas na região.

"Quero ressaltar o empenho dos nossos profissionais nos trabalhos desenvolvido nos municípios", frisou Razera.

O município de Sorriso recebeu há pouco mais de um mês a primeira base aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O hangar foi inaugurado para atender o policiamento aéreo das regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso. A base conta com equipes da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).