NOVO SISTEMA

Hospital Regional de Rondonópolis continua atendendo pacientes sem o cartão do SUS

Para o cidadão, o número do Cartão do SUS possibilitará o registro eletrônico único nas bases de dados dos hospitais públicos e privados

por Redação com assessoria

17 de Fevereiro de 2018, 10h00

Hospital Regional de Rondonópolis continua atendendo pacientes sem o cartão do SUS
Hospital Regional de Rondonópolis continua atendendo pacientes sem o cartão do SUS

Muitos ainda não sabem qual a importância do cartão nacional de saúde, do Sistema único de Saúde (SUS). Mais do que um número ele representa uma renovação na cultura da gestão de informação na saúde do país, é um fortalecimento do sistema. Para o cidadão, o número do Cartão do SUS possibilitará o registro eletrônico único nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde. Só que muitos ainda não entenderam que devem ter sempre em mãos este cartão.

O Hospital Regional Irmã Elza Giovanella de Rondonópolis (MT) atende 19 municípios da região sul e sudeste. Pacientes precisando de algum tipo de atendimento e, na sua maior parte, não tem o cartão do SUS ou está ao menos com todos os documentos em mãos. Para o coordenadora do departamento de faturamento, Maria Brasilina dos Santos, os pacientes ainda não tomaram consciência da importância desse sistema. Segundo ela quando uma pessoa da entrada no hospital sem as documentações necessárias dificilmente conseguirá tirar o prontuário que serve para dar entrada em uma perícia médica no INSS ou até tentar o seguro DPVAT.

Desde quando o instituto Gerir assumiu o hospital, um novo sistema foi instalado mas mesmo, assim alguns pacientes principalmente as crianças que chegam com os pais estão sem a documentação necessária. Brasilina lembra que, a ficha feita na entrada do paciente é individual e assim como os adultos crianças e jovens devem ter em mãos o cartão do sistema único de saúde e um comprovante de endereço.

Por determinação do Ministério da Saúde, desde 2012 todos os atendimentos médicos, consultas, exames ou quaisquer procedimentos é obrigatório a apresentação do Cartão do SUS. "Se a ficha é preenchida corretamente o ministério da saúde consegue enviar uma carta para o usuário e saber que procedimento foi feito, se foi bem atendido, o que precisa melhorar, mas tudo isso depende da documentação está correta". Afirma Maria Brasilina.

Como Fazer o cartão do SUS

O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. O uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.