O que significa hospital recertificado?

por AMANDA GREIPEL

26 de Fevereiro de 2015, 08h38

O que significa hospital recertificado?
O que significa hospital recertificado?

O Hospital Santa Rosa acabou de passar pela visita de recertificação da Organização Nacional de Acreditação(ONA). Mas o que significa na prática ter esse selo?

 Então vamos por parte, assim como na indústria existe o selo de qualidade da ISO, que demonstra o máximo grau de qualidade nesse setor, para a área da saúde existe o selo de Acreditação Hospitalar, que é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Significa que o hospital segue padrões de itens internacionais que garantem a qualidade e segurança no atendimento, que vão desde procedimentos na entrada do paciente até sua alta. Ao atendermos a estes padrões de qualidade, fortalecemos a segurança ao paciente, minimizamos os riscos de infecções hospitalares, contribuímos com a redução do tempo de internação e a agilidade no atendimento, dentre outras melhorias.

O Santa Rosa  possui o selo de Acreditação há seis anos. Começou a trabalhar este programa na instituição em 2005 e alcançou o selo de Acreditado nível 1 em 2008. Para o nível 1, atendemos aos princípio de "segurança", referente aos aspectos estruturais e organizacionais, em especial, dos processos assistenciais.  Em 2009 passamos para o nível 2 , Acreditado Pleno, que cumpri com as exigências de Nível 1 e atende aos requisitos de "gestão integrada". E em 2013 atingimos o nível 3, Acreditado com excelência, que é os dois graus reunidos alinhados á estratégia da organização com "excelência na gestão".

Agora recebemos a visita de recertificação do Nível 3, pelos Auditores Externos do Instituto Qualisa de Gestão(IQG), empresa credenciada pela ONA para verificar se os itens exigidos para a Acreditação estão sendo mantidos. As visitas de recertificação acontecem após o término da validade dos selos da ONA, de acordo com nível da instituição, sendo dois anos de vigência para os níveis 1 e 2, e três anos para o nível 3. Após o vencimento dos selos, são necessárias estas visitas de Recertificação, onde podemos manter o nível em que a empresa se encontra ou aumentar este nível, que chamamos de upgrade do selo. Além das visitas de recertificação, anualmente são realizadas visitas de manutenção do selo.

O selo de qualidade Acreditação não é obrigatório,  as instituições buscam voluntariamente. Investir em qualidade e excelência traz inúmeros benefícios para a instituição além de oferecer um serviço de saúde com mais qualidade, beneficiando os usuários que podem utilizar uma instituição de saúde credenciada e preparada para dar um atendimento equiparado aos grandes centros.

Amanda Greipel - Enfermeira Gerente da Qualidade do Hospital Santa Rosa